Descubra Como o Coaching Pode Transformar Seu Relacionamento

Descubra Como o Coaching Pode Transformar Seu Relacionamento
Compartilhar
  • 12
  •  
  • 1
  •  
  •  


Mas afinal, você sabe o que faz um Coach de relacionamento?
Esse profissional é muito procurado por casais e famílias que enfrentam desafios na relação. Afinal, todo relacionamento passa por momentos difíceis, que parecem insuperáveis.


A falta de comunicação e o desgaste emocional são dois traços frequentes em casais que convivem há muito tempo. Nessas situações, o trabalho do coach pode ser o que faltava para reforçar os laços afetivos e facilitar o diálogo com foco na resolução dos problemas.


Mas, então, quais são as práticas que compõem esse processo?
E quais são os principais resultados dessa mentoria?
É o que você vai descobrir no decorrer deste artigo.
Nas próximas linhas, você vai entender como atua o coach de relacionamento, como ele pode beneficiar as relações entre casais e famílias.


O coaching de relacionamentos é uma metodologia focada na resolução de problemas e no alcance de objetivos. Para isso, o processo utiliza como base a comunicação clara e objetiva entre os coachees (os clientes) e a construção de uma relação de confiança mútua.


O coaching de relacionamentos é voltado tanto para casais quanto para famílias.
Quando falamos em relacionamento, sempre há um problema a ser resolvido ou uma melhoria a ser feita, não é mesmo?
Por isso que o coaching proporciona um momento de diálogo entre as pessoas, de forma a engajá-las em um objetivo único.
O processo começa com uma série de perguntas sobre a condição atual do relacionamento e a condição na qual os coachees almejam chegar.


A partir da demanda do casal ou dos familiares, então, o processo de coaching é guiado a partir de ferramentas, exercícios e técnicas para trabalhar os sentimentos e a própria relação.
Se é isso que você está buscando, o coach de relacionamentos é um profissional capacitado para oferecer esse auxílio.
O que um Coach de relacionamentos faz?
O coach de relacionamento, como mencionamos anteriormente, é o profissional que ajuda o casal ou os familiares a estabelecer uma boa comunicação e a lidar com os sentimentos de forma mais racional.
Observe como ocorre no casamento, por exemplo.
Um matrimônio saudável depende de fatores como carinho, respeito, confiança e amizade.


O coach ajuda o casal a cultivar essas posturas que, muitas vezes, ficam de lado devido ao estresse do cotidiano. Da mesma forma, quando um dos parceiros não está bem, o relacionamento também sai prejudicado. Por isso, o coach de relacionamento trabalha com os coachees, durante as sessões, sentimentos negativos, como insegurança, baixa autoestima e timidez.
Assim, todos se sentem mais preparados para lidar com os relacionamentos.


É que um dos objetivos do coach é ajudar as pessoas na busca pelo autoconhecimento e pela autoconfiança. Dessa forma, elas chegam ao equilíbrio emocional e lidam melhor com as situações que se impõem a elas no cotidiano.
Outro benefício é que elas ficam aptas a identificar comportamentos e pensamentos inconscientes que podem estar prejudicando seus relacionamentos.


O coach de relacionamento também proporciona ferramentas de diálogo para o casal ou a família que busca pelo profissional.
E, por fim, ele ajuda os coachees a dialogarem para a resolução de conflitos, a gerenciarem as emoções e a construírem objetivos para a relação.
Sempre lembrando, no entanto, que o papel do coach não é julgar as pessoas, muito menos ditar comportamentos. Sua função é proporcionar um método para que as pessoas melhorem seus relacionamentos.
Quais as principais técnicas utilizadas por Coaches de relacionamento?

  1. Linguagens do amor
    Criadas pelo especialista em casamento Gary Chapman, as linguagens do amor são formas que as pessoas podem utilizar para expressar amor ao parceiro no relacionamento.
    Cada pessoa utiliza uma linguagem principal e, por isso, o coach pode ajudar o coachee a identificá-la.
    De forma breve, elas são:
    Palavras de afirmação: inclui elogios e palavras de apreço, assim como incentivos de encorajamento;
    Tempo de qualidade: consiste em o casal dedicar um tempo exclusivo para ficar junto, valorizando o momento e realizando alguma atividade que agrade a ambos;
    Presentes: surpreender a outra pessoa, mesmo que com presentes simples. É uma forma de materialização dos sentimentos;
    Ato de serviços: demonstrar o amor por meio de ações como dividir as tarefas de casa, por exemplo  - um sempre ajudando o outro;
    Toque físico: o contato físico, como beijos e abraços, serve como uma ferramenta importante para demonstrar afeto.
  2. Reforço positivo
    Outra técnica recorrente entre coachings de relacionamento é o reforço positivo. Ele também é conhecido como patrocínio positivo e tem origem na psicologia.
    Trata-se de reforçar comportamentos desejáveis na outra pessoa por meio de comentários positivos, que fortaleçam determinada ação e tragam motivação.
    Além de potencializar a autoestima de quem ouve o comentário agradável, essa é uma forma de demonstrar afeto à pessoa com quem você se relaciona. Abraços e elogios também são formas de praticar o reforço positivo.
    Essa ação sempre deve vir após a atitude positiva da outra pessoa, de modo que ela entenda que aquilo traz consequências boas e repita o comportamento.
  3. Ressignificação dos acontecimentos
    A ressignificação dos acontecimentos é uma técnica para que o coachee (cliente do Coach) elimine crenças limitantes e adote uma visão mais positiva sobre os acontecimentos ruins. Por isso, se existe alguma lembrança no relacionamento que cause dor e sofrimento, o coach pode utilizar a ressignificação dos acontecimentos.
    É uma maneira de enxergar erros e adversidades como oportunidades de aprendizado e crescimento, em vez de ficar prisioneiro de sentimentos ruins.
    Além de fortalecer o perdão, a ressignificação dos acontecimentos é o que ajuda o coachee a superar eventos traumáticos.
  4. Diário de bordo
    O diário de bordo é a adoção do hábito de registrar anotações sobre o dia a dia. Essa técnica pode ser requisitada pelo coach aos alunos, que se beneficiam da avaliação diária e passam a enxergar melhorias graduais. Isso também contribui para que o coachee adote um mindset (configuração da mente) voltado à mudança e ao crescimento.
    Esse diário deve ser preenchido a partir de perguntas e planejamentos básicos:
    Por que o dia de hoje valeu a pena?
    Se você pudesse mudar algum comportamento que teve hoje, qual seria?
    Quais atividades você vai fazer amanhã, diferentes das que você fez hoje, e que podem contribuir com a sua vida?
    Por quais coisas você é grato hoje?

Quando procurar um coach de relacionamento?
Não existe uma regra de quando procurar um coach de relacionamento. Uma das procuras mais comuns, no entanto, é feita por casais que desejam melhorar o relacionamento ou superar dificuldades.
Afinal, todo casal passa por momentos conturbados, em que é preciso enfrentar desafios, caso o desejo seja manter a relação. O coaching é de grande utilidade para que os parceiros reflitam sobre as emoções, alinhem expectativas e mudem comportamentos inadequados.
Esse processo também pode ser buscado por casais que têm o relacionamento prejudicado devido a erros do passado, como traição, por exemplo, mas que mesmo assim querem permanecer juntos e superar o que aconteceu. Mas nem sempre esse é o caso.
Além disso, como já ressaltamos, o coach de relacionamento pode ser procurado por indivíduos com qualquer demanda sobre a vida amorosa ou famílias que não se relacionam bem.
Esses são alguns exemplos de situações que, com frequência, levam à busca por um coach de relacionamento.
Quais os benefícios de contratar um Coach de Relacionamento?

  1. Lidar com as discordâncias
    O diálogo é crucial para que o casal entenda quais são os pontos de discordância do relacionamento. O trabalho do coach será focado na compreensão dessas diferenças, de modo a ajudar o casal a lidar com elas, sem que sejam um problema.
    Muitas vezes, o que realmente pode estar faltando no relacionamento é a troca de ideias de maneira saudável. E é justamente esse momento que os coachees têm ao longo do processo.
  2. Adquirir autoconhecimento
    Isso é fundamental para que você entenda os porquês de seus comportamentos, sentimentos e emoções no relacionamento. Com autoconhecimento, você sabe quais são os seus pontos fortes e fracos e adquire controle emocional.
    Um dos principais benefícios do coaching é fazer com que você reflita sobre si mesmo e sobre a forma com que você se relaciona com os outros. Mas esse processo não acontece da noite para o dia. Por isso, dar continuidade às sessões com o coach é primordial.
  3. Identificar atitudes negativas
    Avaliar se existem atitudes tóxicas, que comprometem o relacionamento, é um dos primeiros passos para a mudança. Durante o processo de coaching, essa reflexão deve ser feita por todos os envolvidos, seja em um casamento, seja em uma relação de pais e filhos.
    É a partir dessa reflexão que padrões de comportamento destrutivos, que muitas vezes passam despercebidos no cotidiano, podem ser eliminados.
  4. Superar traumas e frustrações
    Nenhum relacionamento está suscetível a erros. Mas, para que ele continue sendo saudável, é preciso resolver os problemas e seguir em frente. Nem sempre isso fácil. Frustrações e traumas, quando não superados, podem vir à tona em momentos de fragilidade ainda maior no relacionamento. Isso impede que as dificuldades do momento sejam enfrentadas pelo casal.
    Se você percebe que isso está acontecendo, é hora de recorrer ao coach para que você possa rever episódios traumáticos e encontrar maneiras de ressignificá-los.
  5. Melhoria na comunicação
    Comunicação é um dos pilares centrais de todo relacionamento. Em um casamento ou namoro, é ela que permite que exista confiança entre o casal e que ambos sintam comprometimento mútuo na relação. O coaching de relacionamento pode ajudar a recuperar a comunicação clara e objetiva entre o casal, caso ela não exista mais.
    Os momentos de diálogo, ao longo das sessões, são fundamentais para isso.

E ai, ficou interessado e acredita que esse seja o caminho a ser buscado?
Os Coaches de Relacionamento Ricardo Gáspula e Thabata Traversari desenvolveram um método que trás todos esses benefícios, técnicas, resultados e muito mais.
O método é chamado de 30 Doses de Amor e promete recuperar seu relacionamento em 30 dias ou seu dinheiro de volta.
A metodologia já tem ajudado diversos casais. Você poderá ver os depoimentos deles e saber mais através do link > https://sucessonocasamento.com/doses-de-amor <


Ser feliz é uma questão de escolha! Então não perca tempo e saia dessa crise conjugal hoje mesmo!
Antes de terminar esse fantástico artigo, deixo a pergunta: Quanto você estaria disposta a pagar para voltar a ser feliz dentro do seu relacionamento e junto da sua família?

  • 13
    Shares

Sobre o autor | Website

O Estevão Souto contribui para que casais construam um casamento de sucesso. É muito bem casado com a Jaci Souto, e pai da Pérolla. Palestrante, escritor, blogueiro e empreendedor digital.

Deixe o seu Comentário