SUA FELICIDADE DEPENDE DO SEU CASAMENTO?

Compartilhar

Acredito que desde a queda do homem no jardim do Édem, buscar felicidade, é uma atitude notável em todas as eras, povos e classes sociais.

Buscamos a felicidade de diversas formas, e muitas vezes depositamos a responsabilidade da nossa felicidade em coisas, pessoas ou circunstâncias. Mas será que franquear nossa felicidade é uma sábia escolha?

Então eu te pergunto, você é feliz? 

Você pode responder: Sim, Estevão, eu sou uma pessoa feliz. Ou, você pode dizer Não, eu não sou feliz, mas seria feliz se meu cônjuge me amasse, se minha sogra não interferisse no meu casamento, se meu patrão me valorizasse, se eu ganhasse mais dinheiro, se eu conseguisse conquistar aquela pessoa, se meu filhos fossem obedientes.... Etc...

A lista de causas para a infelicidade é imensa...

Eu quero te dizer o seguinte... enquanto a sua felicidade depender, de pessoas, coisas ou circunstâncias você nunca será feliz de verdade...

Sou feliz

Eu, graças a Deus, tenho um casamento excelente com minha esposa Jacineide, mas não é porque meu amor é correspondido que eu sou feliz, ter um casamento bom contribui para a felicidade, mas não é a fonte dela.

Sou feliz, não por causa de ter um casamento bom, ou uma esposa sábia, ou por ter condições de pagar o aluguel no final do mês, ou por ter pessoas que amam o que eu faço por casais, ou por que minha filha Pérolla está saudável. Todas estas coisas contribuem para que minha alegria aumente, mas não são a base, o fundamento ou a razão da minha felicidade.

Neste ponto você deve estar se perguntando. Então, Estevão, o que é a fonte da sua felicidade? - Calma eu vou te contar... mas antes vou explicar algumas coisas, para que você entenda melhor...

Basear a felicidade em coisas...

Muitas pessoas vivem na ilusão de que se possuírem coisas serão felizes, e ai se tornam infelizes enquanto não as alcançam. Quando as adquirem, a alegria sobe as nuvens, mas depois de alguns dias aquilo perde a graça, e a infelicidade arromba a porta e entra sem pedir licença.

Basear a felicidade nas circunstâncias...

Outras pessoas, são felizes dependendo do momento, se o momento é favorável então conseguem estar "felizes" . Mas basta que algo fora do esperado aconteça, para que a infelicidade comece a reinar, até que a tempestade passe e volte a bonança. O problema é que vivemos em um mundo repleto de notícias ruins, e ser feliz fundamentado neste mar de problemas é desesperador.

Basear a felicidade nas pessoas...

Há outros que terceirizam sua felicidade, se o seu cônjuge as valoriza, ama e faz tudo que sempre sonharam... sentem-se felizes... mas basta que este roteiro de conto de fadas mude.. para que o brilho da alegria seja ofuscado.

Pode ser que a fonte da alegria sejam os filhos, os pais, os amigos, qualquer pessoa cuja existência ou comportamento seja a causa principal da sua felicidade ou infelicidade. O grande problema de confiar a outros a sua felicidade, está no fato de que as pessoas, assim como você, são pecadoras, e por esse motivo sempre estarão de alguma forma causando frustração.

" - Então, se eu não posso basear minha felicidade, nas coisas, nas circunstâncias ou nas pessoas, em quem devo confiar minha felicidade?"

Em mim mesmo?

Há pessoas que responderão esta pergunta dizendo "sabiamente" que você deve confiar a sua felicidade a você mesmo e ponto. O grande problema desta afirmativa é que nós também somos pecadores, e nos frustramos, muitas vezes por tomar caminhos que aos nossos olhos pareciam ser os melhores e no final descobrimos que nos enganamos.

Quero lhes apresentar o motivo, a causa e o fundamento da minha alegria e também dos heróis da fé, JESUS, sabe porque? Ele é Imutável, é o mesmo Ontem, Hoje e para Sempre. Não Importa o que você faça, Ele sempre vai te amar. Ele é o Maravilhoso, Deus Forte, Conselheiro, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz.

Eles basearam sua felicidade na Pessoa certa

Paulo e Silas por ancorarem sua felicidade em Jesus, puderam cantar hinos de gratidão a meia noite, numa prisão fria em Filipos, com seus corpos sangrando pelos acoites que sofreram, e com pés acorrentados a um tronco, simplesmente por pregarem o evangelho de Jesus. Leia: Atos 16.16-31

O meu xará, Estevão o primeiro mártir, quando apedrejado conseguiu de coração limpo dizer as seguintes palavras:

 E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.
E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.  Atos 7:59,60

Existem muitos outros outros exemplos, leia Hebreus 11 e você vai encontrar muitos heróis da fé, cuja fonte de felicidade deixou de se basear em coisas, circunstâncias ou pessoas e passou a ser no Senhor Jesus.

No meu livro Como Superar os Conflitos no Casamento, falo sobre a evolução dos nossos desejos em se tornarem ídolos, e quando estes ídolos não são satisfeitos, a infelicidade se instaura no coração. Por isso, ao invés de adorar a ídolos ( tudo aquilo que você acha que precisa para ser feliz ) , adoremos a Deus, pois nosso amor a Jesus, vai proporcionar equilíbrio em todos os nossos relacionamentos, seja com as coisas, circunstâncias ou relacionamentos.

Só então, você poderá ser a mudança que você quer ver no seu casamento. Busque a Felicidade que se chama Jesus e contagie o seu casamento com esta felicidade. Não dependa do seu casamento para ser feliz, seu casamento é que depende da sua felicidade em Cristo para ser feliz.

Recentemente fiz uma transmissão ao vivo pelo Facebook... você pode assistir abaixo.

Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Até o próximo artigo...

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

28 Comments

    1. Estevão Souto disse:

      Amém Janete, fique a vontade para comentar mais…

  1. Paula Cristina disse:

    Como sempre o esse vou uns dos melhores que eu já lir,isso é pura verdade eu sempre procurava a felicidade em alguém ou alguma coisa, depois que eu encontrei Jesus nos momentos bom ou ruim estou feliz. Obrigada.

    1. Estevão Souto disse:

      É isso ai Paula, o único digno de ter a nossa preciosa felicidade nas mãos é o Senhor Jesus. Deus abençoe cada dia mais

    1. Estevão Souto disse:

      Obrigado Sueli, que bom que você se identificou com o Artigo. Quando somos completos em Jesus podemos exportar felicidade para todas as áreas da nossa vida. Somos protagonistas da nossa história e não vitimas das circunstâncias. Deus abençoe

  2. Minha felicidade está em Jesus Cristo sempre!
    Excelente artigo Estêvão !
    Muitas pessoas precisam refletir nisso tudo que você escreveu ,por isso já vou compartilhar na minha lista de transmissão ?????

    1. Estevão Souto disse:

      Amém… Obrigado Adriana, tomara que a Verdade da palavra expressa de maneira simples aqui neste artigo, cause transformação em muitas pessoas para glória de Deus.

  3. amem é verdade as vezes buscamos a felicidade em nosso casamento e não em Jesus,mais estou aprendendo a cada dia mais.

    1. Estevão Souto disse:

      Que o Senhor Jesus te abençoe Rosângela, que você firme sua confiança nEle e que nada venha abalar a sua Felicidade.

  4. Eu precisava ler este artigo.Muito edificante. Obrigado pela oportunidade de aprender e conquistar uma vida segundo a vontade de Deus.

    1. Estevão Souto disse:

      Amém Ione. minha Felicidade aumenta em saber disso. Que o Senhor Jesus te abençoe poderosamente

    1. Estevão Souto disse:

      Que ótimo Luciana, este é o nosso objetivo causar transformação em cada pessoa em cada casal sempre expondo as verdades da palavra de Deus.

  5. Eh realmente eh dificil saber se somos verdadeiramente feliz, mas ahalguem que pode nos dar essa felicidade e nao eh apenas nosso conjuge nao, eh logico ningm se casa para ser infeliz mas mtas vzs perdemos o foco e deixamos nossa felicidade depender só do nosso marido e esquecemos de que foi Jesus que se deu por nós…mto bom e edificante o artigo..realmente temos q aprender que somente em Deus somos completamente felizes!!!

    1. Estevão Souto disse:

      Luana, a nossa tendência como pecadores é sempre colocar a nossa felicidade em coisas que não podem nos satisfazer de verdade. Só quando honramos e adoramos a Deus como Deus é que podemos usufruir da Felicidade cuja paz excede todo o entendimento. Deus abençoe poderosamente a sua vida.

    1. Estevão Souto disse:

      Que bom… que tem impactado a sua vida Rosângela… Deus lhe abençoe cada dia mais

  6. Q emocionante! Parece q tanto a mensagem diaria como este texto foram escritos de acordo com o q estou sentindo hoje. Obrigada Estevao.

    1. Estevão Souto disse:

      Amém… que bom saber disso… prova que estamos no caminho certo… sendo relevantes nas vossas vidas para glória de Deus

  7. Por isso, ao invés de adorar a ídolos ( tudo aquilo que você acha que precisa para ser feliz ) , adoremos a Deus,
    Interessante por muitos anos eu adorei a idolos e achava q estava apenas não aceitando a situação,eu passava pelas pessoas e as pessoas percebiam a minha angustia eu n conseguia viver com esta situação em que até hoje eu mim encontro achava q nem Deus tinha poder mais pra mudar esta situação,isso porq eu a colocava acima de Deus.Esse é o motivo da situação passar a ser ídolos…
    E enquanto pensamos assim Deus n age e seu estilo de vida é péssimo…

    1. Estevão Souto disse:

      Emy é isso ai… enquanto não priorizarmos a Deus, nosso espírito estará angustiado, não importa o quanto adoremos a ídolos. Nossa satisfação plena está em Jesus. Deus abençoe sua vida Emy

    1. Estevão Souto disse:

      Quem bom que gostou Renatta, fique a vontade para compartilhar… Deus abençoe lhe poderosamente

  8. muito bom amei esta de parabéns Estêvão é família que Deus continua te abençoando amo ler que ai Deus vai me ajudando cada vez mais ✋ deus é fiel

    1. Estevão Souto disse:

      Amém Paloma, obrigado. Glória a Deus… continue lendo, Deus está trabalhando em sua vida

  9. Muito importante essa mensagem, tive que chorar lágrimas dolorida para entender que bassiei minha felicidade, no meu esposo e quando ele me desepisionou meu mundo caiupor terra, hoje tempo levar adiante o casamento, mas não é fácil, ter que se refazer de novo.