Pensamentos mortais para o casamento

Compartilhar

pensamento de mort

Para começar este artigo nada mais adequado que inicia-lo com um bom pensamento bíblico:

" Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos." Pv 4.23 NTLH

Quero te parabenizar por estar alimentando os seus pensamentos com os artigos deste blog, nossa intenção que que a cada leitura você abandone pensamentos e hábitos mortais ao casamento e assim construa um relacionamento vivo e feliz que glorifique a Deus.

Como você pode ver eu escolhi a versão NTLH ( Nova Tradução na Linguagem de Hoje), as outras traduções falam sobre guardar o coração, pois dele procedem as fontes da vida. E, se estas fontes não forem sabiamente alimentadas se tornarão fontes de morte.

Hoje em dia infelizmente a maioria dos noivos casam-se com pensamentos errados em relação ao casamento, vou citar dois aqui e se você lembrar de outros, por gentileza, enriqueça o artigo comentando, aprecio muito a sua interação.

Dois pensamentos mortais

O primeiro pensamento que está disseminado em nossa sociedade e que eu vou destacar é:

" Vou me casar para ver se dá certo" 

E outros até acrescentam: " Se não der certo agente separa". Este é um dos pensamentos mais mortais ao casamento, pois uma pessoa que adentra o casamento com este pensamento está a um passo do divórcio, basta que os conflitos e problemas surjam para que eles assassinarem o relacionamento. Este é uma das grandes causas para que as fileiras de divorciados se agigantem a cada ano.

O segundo pensamento mortal é:

"Vou me casar para ser feliz"

Somos egoístas por natureza, isso se nota até nas inocentes criancinhas, mas isso não é motivo para alimentarmos este egoismo. As ideologias da nossa sociedade são geralmente voltadas para o egocentrismo. Porém, uma característica vital do casamento é que ele é outro-centralizado, ou seja, o centro agora não é mais o "EU". É preciso ter a consciência que a missão do cônjuge é fazer o outro feliz. E quando se pensa diferente disso, o casamento vira um inferno de conflitos, levando em muitos casos o casamento a morte.

Porque estes pensamentos ocorrem

Estes pensamentos ocorrem porque a maioria das pessoas tem um conceito errado do que é o casamento. Aprenderam o que é casamento ouvindo familiares e amigos, que não conseguiram viver a vida conjugal e passam a "filosofar" pensamentos que destroem a beleza e o significado do casamento, só porque não conseguiram manter a Aliança e o compromisso feito diante de Deus e da sociedade.

familia tvOutro fator determinante para o nascimento destes pensamentos é a televisão, o brasileiro passa 3 meses do ano em frente a telinha, absorvendo todo o lixo preparado por pessoas que não amam a Deus e odeiam os princípios bíblicos. Se estas 5 horas diárias que são dedicadas a "Tira-Visão", fossem dedicadas a leitura da bíblia, de bons livros, a oração, a dar atenção para o cônjuge, a educar os filhos, entre outras atividades saudáveis, nossa geração seria  mais próspera e abençoada em todos os aspectos da vida.

Como eliminar os pensamentos mortais

Reconheço que isso não vai acontecer com todo mundo, mas meu compromisso é com você, eu desejo de todo coração que você seja um agente de transformação no seu lar e para isso acontecer, a transformação precisa partir de você. E acredite, mesmo que você tenha se casado com os pensamentos errados, ainda há esperança, desde que você substitua sua forma de pensar. Deus tem para você os melhores e mais vivificantes pensamentos.

Em João 14.6 Jesus afirmou: " Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida;" para substituir os pensamentos nocivos, faça um compromisso de ler a bíblia, de ler bons livros, e orar 3 vezes ao dia. E assim a Luz de Deus vai iluminar a sua mente e você vai enxergar vida e alegria no seu casamento. Deus te dará meios, ideias, formas sábias de agir e ser um agente de transformação no seu relacionamento.

Para finalizar cito o pensamento de James C. Hunter

"Pensamentos viram ações
Ações viram hábitos
Hábitos viram o caráter
E o caráter vira o seu destino."

Qual o destino você quer criar para sua vida? e qual destino você vem criando?

Se você gostou deste artigo deixe o seu comentário, pois eles me ajudam a prosseguir lutando para que mais e mais casais vivam o sucesso no casamento para glória de Deus.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0 Comments

  1. Fico contando os minutos pra ver os artigos. Tem mim ensinado muito. Obrigado querido Estêvão.

    1. Estevão Souto disse:

      Amém Mairla, glória a Deus por isso… Acredito que por amor a vocês Deus tem me levado a escrever estes artigos, pois eu não tinha este costume. E como prometi no final deste Artigo vou te revelar o nome do livro: ” COMO SUPERAR OS CONFLITOS NO CASAMENTO”, vou tratar sobre a origem dos conflitos, como eles de desenvolvem e ficam intensos, as reações básicas mais usadas ao lidarmos com os conflitos, e como reagir aos conflitos para Supera-los e conduzir o casamento para o caminho de paz e felicidade. Acredito que será benção para cada casal que ler e colocar em prática.

  2. Lucinete Gomes de Andrade disse:

    Esta sendo de muita ajuda essas mensagens estou podendo pensa melhor antes de agir.

    1. Estevão Souto disse:

      Amém, é motivo de grande alegria para mim saber disso Lucinete. Fique a vontade para comentar sempre que quiser a casa é sua… Deus abençoe seu casamento a cada dia. E como prometi no final deste Artigo vou te revelar o Titulo do livro será: ” COMO SUPERAR OS CONFLITOS NO CASAMENTO”, vou tratar sobre a origem dos conflitos, como eles de desenvolvem e ficam intensos, as reações básicas mais usadas ao lidarmos com os conflitos, e como reagir aos conflitos para Supera-los e conduzir o casamento para o caminho de paz e felicidade. Acredito que será benção para cada casal que ler e colocar em prática.

  3. Estou amando fazer parte desse artigo q vc criou…acredito q esse artigo me ajudará bastante no meu casamento…aguardo anciosa seu próximo artigo..

    1. Estevão Souto disse:

      Que bom Jessica, fico muito feliz por saber disso, compartilhe para todos seus amigos para que eles também sejam beneficiados. E como prometi no final deste Artigo vou te revelar o Titulo do livro será: ” COMO SUPERAR OS CONFLITOS NO CASAMENTO”, vou tratar sobre a origem dos conflitos, como eles de desenvolvem e ficam intensos, as reações básicas mais usadas ao lidarmos com os conflitos, e como reagir aos conflitos para Supera-los e conduzir o casamento para o caminho de paz e felicidade. Acredito que será benção para cada casal que ler e colocar em prática.

      Fique a vontade para comentar mais… pois cada comentário enobrece mais o artigo e mais pessoas poderão ser abençoadas.

  4. Muito bom trabalho espero aprender
    a cuidar do meu casamento.

    1. Estevão Souto disse:

      Katia se depender de nós vai aprender sim… e mais… vamos te ensinar a ter Sucesso no Casamento até o fim da sua vida, para glória de Deus.

      E como prometi no final deste Artigo vou te revelar o Titulo do livro será: ” COMO SUPERAR OS CONFLITOS NO CASAMENTO”, vou tratar sobre a origem dos conflitos, como eles de desenvolvem e ficam intensos, as reações básicas mais usadas ao lidarmos com os conflitos, e como reagir aos conflitos para Supera-los e conduzir o casamento para o caminho de paz e felicidade. Acredito que será benção para cada casal que ler e colocar em prática.

      Deus abençoe poderosamente o seu casamento, fique a vontade para comentar sempre que desejar.

  5. As vezes o pensamento das pessoas é esse mesmo já começam errando ai fica difícil de acertar as coisas.

    1. Estevão Souto disse:

      Leyde infelizmente isso tem acontecido muito, o casamento tem sido tratado como um contrato que pode ser descartado a qualquer momento. E isso é muito sério porque desagrada a Deus. Nos posicionar defendendo os valores bíblicos em atitude de amor por cada pessoa é importante para salvar milhares de casamentos para glória de Deus.

      E como prometi no final deste Artigo vou te revelar o Titulo do livro será: ” COMO SUPERAR OS CONFLITOS NO CASAMENTO”, vou tratar sobre a origem dos conflitos, como eles de desenvolvem e ficam intensos, as reações básicas mais usadas ao lidarmos com os conflitos, e como reagir aos conflitos para Supera-los e conduzir o casamento para o caminho de paz e felicidade. Acredito que será benção para cada casal que ler e colocar em prática.

      Deus abençoe poderosamente o seu casamento Leyde, fique a vontade para comentar sempre que desejar.

  6. Casei ha 12 anos e 7 meses exatamente com esse pensamento: se nao der certo é só separar. Com o passar dos anos, vi q nao funciona assim. Temos uma história, um sentimento e nao podemos deixar q sejam destruídos por nenhum problema apareça. A idéia é lutar juntos certos de que Deus nos fará vitoriosos em Cristo e que nosso casamento é plano de Deus e os planos de Deus JAMAIS SERÃO FRUSTRADOS!!!

  7. Casei-me ha 12 anos e 7 meses exatamente com esse pensamento: se nao der certo separo.
    Mas percebí com o tempo que não funciona assim. Construimos uma história, um sentimento e nao podemos deixar que os problemas, os conflitos por maiores que sejam, abalem o casamento.
    Quando aprendí que meu casamento foi plano de Deus e que os planos de Deus jamais se frustrarão, meu pensamento mudou!
    Glória a Deus por isso!!!

    1. Estevão Souto disse:

      Angela agradeço pelo seu precioso comentário aqui.. ele se encaixou como uma joia e trouxe mais valor para o assunto abordado. Amei a parte que você disse:

      “Quando aprendi que meu casamento foi plano de Deus e que os planos de Deus jamais se frustrarão, meu pensamento mudou! ”

      Louvo a Deus por isso… muito bom mesmo.

      Não sei se você já leu nos outros comentários…
      Mas como prometi no final deste Artigo vou te revelar o Titulo do livro será: ” COMO SUPERAR OS CONFLITOS NO CASAMENTO”, vou tratar sobre a origem dos conflitos, como eles de desenvolvem e ficam intensos, as reações básicas mais usadas ao lidarmos com os conflitos, e como reagir aos conflitos para Supera-los e conduzir o casamento para o caminho de paz e felicidade. Acredito que será benção para cada casal que ler e colocar em prática.

      Deus abençoe poderosamente o seu casamento

  8. Patricia Leite disse:

    Como sempre artigo muito bom , nós devemos sempre pedir sabedoria a Deus como esposas , euaprendi q em primeiro lugar devemos ser fefiz sozinhos ,para poder conseguir fazer outro feliz e estar sempre preocupadas em agradar nossos marido .

    1. Estevão Souto disse:

      Gostei muito do seu comentário Patricia… você abordou um ponto que eu não falei… mas que é muito relevante, isso mesmo, é super importante ser feliz primeiro, e esta felicidade é encontrada em Deus… e ai você terá condições de ajudar o outro a ser feliz… Deus abençoe poderosamente seu casamento e sua presença aqui…

      E como prometi no final deste Artigo vou te revelar o Titulo do livro será: ” COMO SUPERAR OS CONFLITOS NO CASAMENTO”, vou tratar sobre a origem dos conflitos, como eles de desenvolvem e ficam intensos, as reações básicas mais usadas ao lidarmos com os conflitos, e como reagir aos conflitos para Supera-los e conduzir o casamento para o caminho de paz e felicidade. Acredito que será benção para cada casal que ler e colocar em prática.

  9. Realmente é uma lamentável relidade que esse pensamentos girem em torno do casamento. Ao casarmos temos que estar conscientes que é para fazer o outro feliz e agora serão uma só carne 2=1…. que pensamentos errados como o que vc citou sejam exterminados

  10. Bom dia,Querido irmão Estevão e irmã Jaci!
    Infelizmente nos dias atuais com tanta facilidade em desfazer do que concertar,aprendemos que quando nos casamos fazemos um teste drive se der certo,se eu for feliz,se ele ou ela me for fiel estou casado,caso contrário eu pulo fora do barco e tento ali,tento aqui ou acolá,vou trocando de parceiro como quem troca de roupa quando não esta legal.Não sabendo que infelizmente o erro irá persistir…nós podemos casar, descasar e o erro continuará persistindo!Tanto é que nós tempos da nossa avó,o sr é da mesma idade minha,então irá confirmar isso…as mulheres passavam o que passavam com seus esposos e esposas,mas continuavam ali casados,infelizmente mesmo que fosse de aparência,mas viviam a linda frase que diz:”Até que a morte nos separe”.Confesso que queria ter esta sabedoria e paciência….infelizmente não tenho.Assim concluo minha opinião espero ter contribuído de alguma forma.Obrigada queridos!Deus os abençoe sempre. abraços no casal e muita saúde pra essa princesa que vai esta chegando em breve!

    1. Estevão Souto disse:

      Bom dia Suzana, com toda certeza o teu comentário contribuiu muito para enriquecer o tema deste artigo, amei ler estas linhas… teu pensamento está coerente com a fonte de sabedoria que é a palavra de Deus. Fico muito honrado de ter o teu comentário aqui, espero poder contar com os seus comentários nos próximos artigos deste blog. Não sei se você já descobriu o Titulo do livro que estou escrevendo, acredito que deve ter lido nos comentários, mas para não restar dúvidas, o Título será: ” COMO SUPERAR OS CONFLITOS NO CASAMENTO”. Espero para gloria de Deus, abençoar todos os casais que lerem, pois é um assunto de interesse para todos os casais, pois não existe casamento sem conflito, seja em grau leve ou intenso. Deus abençoe sua família Suzana.

  11. Sim… Morena Rosa a mentalidade influência totalmente na saúde do casamento. Mas com a graça e conhecimento de Deus, vamos eliminando todo pensamento de morte. Para gerar vida a todos que nos cercam. Deus abençoe seu casamento

  12. Juliana Santana disse:

    Muito bom esse artigo,me ensinou muito,obrigada por vc ter sempre uma palavra,na hora certa,Parabéns

    1. Estevão Souto disse:

      Que bom saber que te ajudou Juliana. Fico muito feliz, pois ajudar casais é a minha missão de vida, e quando eu consigo ajudar de alguma forma, uma explosão de alegria acontece dentro de mim. O nome do livro que estou escrevendo será: ” COMO SUPERAR OS CONFLITOS NO CASAMENTO”. Deus abençoe seu lar cada dia mais

  13. Quero agradecer imensamente pelo o carinho que se dedica escrevendo esses textos lindos. Deus abençoe vcs casal abençoado por Deus.

    1. Estevão Souto disse:

      Simone é uma prazer para mim me dedicar para de alguma forma ajudar casais a se amarem mais, a se relacionarem de forma sábia, pois isso glorifica nosso Papai dos Céus. Amém… Fique a vontade para comentar sempre que desejar, a casa é sua. o nome livro será ” COMO SUPERAR OS CONFLITOS NO CASAMENTO”. Deus lhes abençoe poderosamente.

  14. muito bem gostei muito da pagina de vcs, hoje em dia as pessoas pensam que casar é uma brincadeira onde na hora que elas injoarem elas acabam.
    o casamento é mais que um compromisso, é dedicação consideração respeito paciencia e acima de tudo uma unificação de ambos sem essas caracteristicas fica dificil levar a diante; pensamentos negativos não são bem vindos;;;

    1. Estevão Souto disse:

      Que bom que gostou Rogério.É uma satisfação imensa ter sua participação aqui em nosso blog, seu comentário veio para enriquecer o conteúdo. Infelizmente a desvalorização do casamento é assustadora em nossa geração. Mas graças a Deus tem muita gente boa que não negociou os seus valores e que valoriza o casamento. Deus abençoe você e sua família meu irmão.

  15. Simara Batista disse:

    Amado irmão Estêvão, assim como seus videos são bons, seus artigos e textos são melhores ainda.
    Eu me casei aos 25 anos com o pensamento meio egoista, eu achava que como estava ficando velha e não queria fica pra titia, resolvi casar para ter uma familia e filhos pra alegrar minha vida, eu amava meu esposo, mais sabia que ia ter que lutar muito pra ter um casamento abençoado, casamos pela emoção e não pela razão. Tanto que eu queria ter filhos Deus me testou ,eu não podia ter filhos, tanto eu tinha problema como o marido tambem, fui para os pés do Senhor e foi assim que depois de entregar totalmente minha vida pra Jesus ,que consegui realizar o sonho de ser Mãe. Hoje não posso dizer que tenho um casamento maravilhoso e equilibrado, todos os dias luto pra que um dia possa dizer de todo coração ,valeu a pena casar. Mais estou orando ao Senhor pra que mude a minha historia de amor no meu casamento, pois meu sonho de um casamento feliz ,sei que o Senhor vai realizar. Deus continue te abençoando com muita sabedoria,pra nós abençoar sempre. Abraços!

    1. Estevão Souto disse:

      Amém irmã Simara, obrigado pelo incentivo e por compartilhar um pouco da sua história aqui conosco. Uma casamento feliz é construído a cada dia pelo casal, sei que muitas vezes uma das partes não colabora muito o que dificulta um pouco o processo. Mas Deus honra aqueles que se entregam totalmente a Ele e vai trabalhando na vida do cônjuge. A bíblia fala que o cônjuge impio é santificado pelo cônjuge cristão… e este processo não é simbólico é real, é um processo Deus vai realizando no coração do cônjuge que está afastado. Irma Simara você tem sido uma guerreira para Gloria de Deus, louvo a Deus pela sua vida. Uma abraço para você e para sua linda família.

    1. Estevão Souto disse:

      Glória a Deus por você ter amado nosso site Edileuza, saiba que a casa é sua, fique a vontade para comentar sempre que desejar. E sobre o livro fique tranquila, que vou priorizar as leitoras e leitores do blog. Deus abençoe poderosamente teu casamento

  16. Meu esposo lindo e maravilhoso como Deus tem te usado escrevendo estes ricos artigos. ..Prova de um relacionamento continuo com o Senhor Jesus e ele tem te usado poderosamente. Eu e a Pérolla louvamos a Deus por sua vida….Sou orgulhosa de te ter como esposo…Quando eu crescer quero ser igual a vc!Te amamos…Bjs da sua esposa e da sua filha Pérolla.

    1. Estevão Souto disse:

      Louvado seja o Senhor, pelo honra de ter a minha digníssima e maravilhosa esposa comentando aqui… Linda já te disse isso… mas para ficar registrado aqui… você tem sido uma rica fonte de inspiração para que eu prossiga com este trabalho, pois se o nosso casamento é um sucesso é porque você tem sido uma mulher sábia e temente a Deus, que tem me ajudado a superar os meus defeitos, e tem ressaltado as minha qualidades. Sempre me apoiando, companheira de todas as horas e momentos. Você tem sido uma inabalável coluna em nosso casamento. Como eu disse na noite de 28 de fevereiro de 2009 em nosso noivado, a minha missão é te amar e te fazer feliz e quero a cada dia cumpri-la para Glória de Deus. E agora nossa linda e preciosa Pérolla, joia rara e fruto do nosso preciso amor… Oro a Deus para ser o melhor pai que a Pérolla poderia ter neste planeta. Amo de todo coração vocês… minhas princesas lindas e maravilhosas.

  17. Deise Silva Dos Santos disse:

    Ameiii
    Realmente é o que vemos nos dias de hj, é sempre bom aprender métodos que edificam nossa relação conjugal, mais que creio que sirva na nossa vida.

    1. Estevão Souto disse:

      Alegria de ler seu comentário Deise. Sinta-se a vontade para comentar mais vezes

  18. gosto muito de todas msg estou aptendendo mt e esta sendo essencial para melhorar cada vez mais meu casamento

    1. Estevão Souto disse:

      Essa é minha missão Nathalia, e fico muito feliz em saber que estou conseguindo, que cada casal construa um casamento de qualidade que glorifique a Deus que criou o casamento. Sempre que desejar comente, fico muito feliz em ler e responder cada comentário.

  19. Muito obrigada pelas reflexões de cada dia… têm contribuído bastante para que eu abra a minha mente… gostaria de ser contemplada com um e-book seu também!
    Muito obrigada e que Deus continue te iluminando e que você possa sempre continuar nos ajudando!

    1. Estevão Souto disse:

      Amém Aline, com certeza você será contemplada sim… me sinto realizado e feliz em saber que de alguma forma estou contribuindo para o sucesso do casamento de cada pessoa que lê estes artigos que preparo com amor. Deu abençoe cada dia mais o seu casamento Aline, fique a vontade para comentar sempre que desejar.

  20. Está sendo uma bênção esses artigos para minha vida espero que esteja alcançando várias vidas assim como tem alcançado a minha! Deus continui abençoando vocês.

  21. Virou meu status

    “Pensamentos viram ações
    Ações viram hábitos
    Hábitos viram o caráter
    E o caráter vira o seu destino.”

    Qual o destino você quer criar para sua vida? e qual destino você vem criando?

  22. muito otimo todos os artigos tem ajudado muito ,sao palavras q vai na alma e bom conselhos tambem estou gostando muito

  23. Obrigada pelas reflexões de cada dia qe recebo no whats, e por cada artigo qe publicam aqui .. Tem me ajudado muito, qe Deus continue abençoando a vida de vcs.

    1. Estevão Souto disse:

      Nós que agradecemos a oportunidade de ser benção na sua vida. É muito gratificante para nós saber que nosso trabalho está frutificando para glória de Deus. Amém Daya Deus abençoe teu casamento cada dia mais

  24. Mais uma excelente reflexão, pois muitas vezes temos pensamentos destrutivos quando damos brecha ao inimigo e como ele tb conhece nossas fraquezas age no nosso maior campo de batalha nossa mente. O que vem pra edificar e transformar é bem vindo ainda mais quando Deus usa vasos abençoados para evangelizar e ajudar a salvar famílias
    Eu sou família e luto pela minha todos os dias. Deus abençoe você cada vez mais.

    1. Estevão Souto disse:

      Amém.. Roberta continue lutando por sua família, Deus se agrada da sua atitude. Que o Senhor Jesus lhe abençoe cada dia mais…

  25. Gostei bastante do texto na verdade de todos os textos
    Gostaria muito do e-book.
    Meu marido que ainda ñ se converteu esta vendo a diferença em mim

    1. Estevão Souto disse:

      Amém Camila, muito me alegra saber que nosso trabalho esta contribuindo para o seu crescimento espiritual, inclusive em testemunhar o poder do evangelho no seu lar. Esse é o nosso objetivo que as pessoas pratiquem e experimentem o poder do Evangelho em suas vidas! Deus abençoe poderosamente o teu casamento

  26. Liliane Rosa disse:

    Adoro ler as suas dicas. Ajuda muito no meu casamento. Muito obrigada.

    1. Estevão Souto disse:

      Que bom Liliane.. que o Senhor lhe abençoe cada dia mais

  27. Suas publicações tem me ajudado muito. Para glória de Deus. Que Ele os abençoe.

  28. Daniel Aparecido Faria Silva disse:

    Vou colocar em pratica, eu creio que Deus vai bradar.