Sucesso no Casamento Estevão Souto

Conselhos podem gerar morte ou vida

Quem sãos seus conselheiros? São pessoas sábias ou tolas? As palavras podem matar ou dar a vida, por isso é bom ter cuidado de quem você ouve orientações...

Conselhos podem gerar morte ou vida
Compartilhe
  • 4
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    4
    Shares

A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; Pv 18:21a

Ontem, um amigo entrou em contato comigo pelo WhatsApp e me sugeriu falar sobre este assunto. Os pais dele se separaram devido a influência de um conselho, que foi plantado sutilmente no coração do pai dele.

Palavras são sementes

Dependendo de quem vem podem produzir vida ou morte, união ou separação, benção ou maldição.

Quem tem sido nos últimos 10 anos as pessoas que tem influenciado com palavras e conselhos o seu casamento? pensou?… Eles são pessoas solteiras, divorciadas, odeiam o casamento, não temem a Deus, ou são pessoas cheias de Deus e que tem uma vida de bom testemunho e amam a família?

Veja em 1 Reis 12.6- Um jovem que tomou conselho das pessoas erradas.

O rei Roboão foi falar com os homens mais velhos, que haviam sido os conselheiros do seu pai, e perguntou:
— Que resposta vocês me aconselham a dar a este povo?
Eles disseram:
— Se o senhor quiser servir bem a este povo, dê uma resposta favorável ao pedido deles, que eles serão seus servidores para sempre.
Mas Roboão não seguiu o conselho dos homens mais velhos e foi falar com os jovens que haviam crescido junto com ele e que agora eram os seus conselheiros.
— Que conselho vocês me dão? — perguntou ele. — O que é que eu digo a este povo que está pedindo que eu torne as suas cargas mais leves?
10 Eles responderam:
— Você deve dizer o seguinte: “O meu dedinho é mais grosso do que a cintura do meu pai! 11 Ele fez vocês carregarem cargas pesadas; eu vou aumentar o peso ainda mais. Ele castigou vocês com chicotes; eu vou surrá-los com correias.”
12 Três dias depois, Jeroboão e todo o povo foram falar de novo com o rei Roboão, como ele havia mandado. 13 O rei desprezou o conselho dos homens mais velhos e falou duramente com o povo,
O resultado aqui foi a divisão de uma nação, composta de doze tribos, duas ficaram para um lado e 10 para outro, o que causou muito sofrimento.
Como no texto bíblico acima não adianta ouvir conselhos de pessoas sábias e mais a frente ouvir conselhos de pessoas tolas, pois geralmente os conselhos dos tolos são mais agradáveis e fáceis, embora sejam caminhos de morte.

Um conselho que se ouve muito por ai: ” O casamento está ruim, separa, deixa de ser idiota e vai viver sua vida”, geralmente as pessoas que dão estes conselhos não tem compromisso nenhum com a palavra de Deus e não conseguiram construir um casamento de sucesso. Não se importam com as consequências emocionais e espirituais que uma separação envolve.

Você já ouviu conselhos para matar seu relacionamento? Se sim, peço que coloque nos comentários.

 

Porque conselhos de morte são mais aceitos

Porque será que conselhos ruins são mais fáceis de serem abraçados? Segundo a psicanálise a personalidade está dividida em três partes: ID, EGO e SUPEREGO.
teoria-freudiana
O ID é a parte emotiva, irracional que quer satisfazer o desejo de prazer a todo custo sem medir as consequências;
O Ego é tipo um mediador, que fica tentando agradar o ID e o SuperEgo;
O SuperEgo é a parte racional, que mede as consequências, e julga que não se deve seguir este ou aquele conselho porque vai resultar em destruição.

 

Quando você pede conselhos para uma pessoa desequilibrada, seu ID é fortalecido e você fica cego para as consequências, o que sempre causa muita dor e sofrimento.

 

Antes de Sigmund Freud “descobrir” isso, Jeremias já havia escrito: Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer? Jeremias 17:9

 

Como rejeitar os conselhos de morte

Entender que seu coração é enganoso e perverso é muito importante para que você fuja dos péssimos conselheiros, das influências malignas. Nosso coração é uma terra super fértil para as sementes de morte. Enquanto que as sementes de vida tem dificuldade de crescer devido a perversidade do nosso coração. Por isso, que Deus disse á Josué:

“Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Josué 1:8

 

Quer ter e manter um casamento de sucesso que glorifique a Deus e resulte em muita alegria conjugal, proteja o seu coração ( mente) dos maus conselhos, influências tolas, palavras negativas, ditados populares insanos, ideias das novelas. Alimente o seu Superego ( espírito) da palavra de Deus diariamente.

 

Este artigo te ajudou de alguma forma? Então, por gentileza não se esqueça de compartilhar e comentar, quero saber sua opinião. Os seus comentários estão me ajudando a escrever o livro ” Como Superar os Conflitos no Casamento”.

 

Até o próximo artigo…
(Visited 41 times, 15 visits today)

Also published on Medium.


Compartilhe
  • 4
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    4
    Shares
  •  
    4
    Shares
  • 4
  •  
  •  
  •  
  •  

Sobre o autor | Website

O Estevão Souto contribui para que casais construam um casamento de sucesso. É muito bem casado com a Jaci Souto, e pai da Pérolla. Palestrante, escritor, blogueiro e empreendedor digital.

Deixe o seu Comentário