Casamento de sucesso é só para pessoas maduras

Só pessoas maduras conseguem construir e desfrutar de um casamento de sucesso, pessoas imaturas estragam o relacionamento.

Compartilhar
  • 335
  •  
  • 1
  •  
  •  

Pra falar deste assunto vou compartilhar alguns aspectos das minhas filhas 

a Pérolla de 4 anos e a Isabella de 10 meses.

O aspecto mais forte que caracteriza a infantilidade delas é o enorme desejo de serem amadas. E nesse desejo percebo muitas atitudes egoístas, algo normal para a idade delas. Elas querem nossa atenção de forma total e individual só para elas. São muito ciumentas. A Pérolla aos 2 anos não gostava de compartilhar nada com as primas ou amiguinhas. 

Quando demonstro carinho para a mais nova, logo recebo aquele olhar da mais velha, dizendo e eu.

Elas sofrem com a ideia de não serem amadas. Porque são crianças e esta uma característica dos infantis. 

E eu gostaria de diferenciar um pouco o comportamento das duas, afinal a Isabella é uma bêbe de 10 meses, que ainda mama e está na fase de estranhar todos que não sejam sua mãe, ela pensa que é um ser só com a mamãe, e quando não está no colo da mãe ela abre o maior berreiro exigindo voltar para o colo da mãe, pois precisa se sentir amada. 

Já a Pérolla que tem 4 anos embora sinta este desejo de ser amada, já entendeu que não é um ser com a mãe e já consegue ficar horas longe do colo da mãe, e até permite que mãe saia, pois sabe que ela vai voltar. Embora muitas vezes sente ciúmes da Isabella e peça para ficar no colo por um tempinho. 

O casamento é para pessoas maduras que deixaram de lado estas coisas de criança. Que se importam com o outro e são capazes de amar o outro. Que conseguem agir de forma altruísta,  pois no casamento saudável não há espaço para egoísmo. 

A maior parte dos problemas no casamento se dá porque homens e mulheres entram na relação carregados de infantilidades, mal amadurecidos sentem o forte desejo de serem amados, de serem felizes, de sugarem do outro sem se entregarem para o outro. 

Quando um homem maduro se casa com uma mulher madura ambos se doam um pelo outro, e existe uma troca saudável de amor e respeito. O marido cumpre seu papel protegendo, provendo, liderando, cuidando e amando. A esposa por sua vez ama, auxilia, respeita, coopera com a missão do marido e administra o lar. 

Mas quando há falta de maturidade nos dois ou em um dos dois, o egoísmo impera, as mágoas se acumulam, os conflitos não são resolvidos, a relação se desgasta, a culpa é sempre do outro e ninguém se responsabiliza. Porque responsabilidade e compromisso são coisas de pessoas maduras. 

O apóstolo Paulo em 1 Coríntios 13:11 disse:

Quando eu era criança, falava, pensava e raciocinava como criança. Mas, quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de criança.

Para amadurecer é preciso deixar para trás a infantilidade. 

Quantos maridos por falta de maturidade em resolver conflitos fogem do conflito se calando, ficando emburrados por dias? Quantas mulheres também por falta de maturidade ficam cobrando amor do marido a todo instante, como uma goteira num dia de chuva?

Quando não há maturidade, se dá importância a coisas insignificantes e se deixa de dar importância a coisas realmente relevantes. 

Exemplo um homem que cuida mais do carro do que da esposa e dos filhos.

ou um mulher que passa horas nas redes sociais e não cuida da família como deveria cuidar. 

Para finalizar observe Provérbios 24:3

Com sabedoria se constrói a casa, e com discernimento se consolida.

Discernimento e sabedoria são virtudes que só nascem no terreno da maturidade. 

Que Deus em Cristo Jesus te abençoe crescer em maturidade, sabedoria e discernimento.

Se você preferir assistir ao invés de ler aqui está

  • 336
    Shares

Sobre o autor | Website

O Estevão Souto contribui para que casais construam um casamento de sucesso. É muito bem casado com a Jaci Souto, e pai da Pérolla e Isabella. Palestrante, escritor, blogueiro e empreendedor digital.

Deixe o seu Comentário