7 DICAS PRÁTICAS PARA VOCÊ SE COMUNICAR MELHOR NO CASAMENTO

Casais que não aprendem a se comunicar bem no casamento, não conseguem acertar o caminho da felicidade, seguir estas dicas vai te ajudar muito a se comunicar de forma saudável.

Compartilhar
  • 173
  •  
  • 1
  •  
  •  

A comunicação saudável é fundamental para a construção de um casamento de sucesso. Quase sem exceção – se você melhorar a comunicação, você melhora o casamento. Casais com péssima comunicação no casamento, geralmente tornam a convivência insuportável.

Todos os casais precisam melhorar nesta área, uns mais, outros menos.

Aqui estão 7 dicas para uma melhor comunicação no casamento:

01 Se esforce para ser um bom ouvinte

Você nunca pode esperar crescer em sua comunicação até que aprenda a ouvir de verdade. Pergunte a si mesmo – você deu ouvidos ao que sua esposa ou marido falaram da última vez – realmente ouviu? Uma boa audição requer tempo e esforço – e principalmente, desligue qualquer objeto de distração.

02 O momento certo é importante

Não tente tratar de problemas importantes quando a outra parte estiver distraída. Reserve data e hora para abordar assuntos importantes. Compreenda quando deve falar e quando deve ouvir. Talvez você não precise tentar resolver o problema hoje, programar um horário na próxima semana, pode ser o ideal para falar sobre coisas que importam.

03 Nunca critique a pessoa

Você pode abordar atitudes, omissões ou palavras, mas quando você ataca a pessoa, com acusações ofensivas, as defesas aumentam e a comunicação falha. Pergunte a si mesmo, você está promovendo aproximação ou distanciamento ? O seu cônjuge  se sente valorizado por você?

04 Respeite e celebre as diferenças

E, são tantas. Aqui vou deixar uma mensagem direcionada para o Homem e para a mulher.

Homem, você não pode conversar com sua esposa enquanto divide sua atenção com o celular. O que a mulher fala por vezes é subjetivo, geralmente quer dizer mais do que ela falou. 

Mulher, se você quer que seu marido compreenda algo, você deve dizer isso em um idioma que ele entenda – o que geralmente é simples e direto. Nós homens não lemos facilmente sutilezas ou entre-linhas.

05 Controle suas emoções durante a comunicação

Quando a mulher começa a derramar lágrimas ou a raiva do homem aumenta, mesmo que estas reações sejam admitidas como respostas naturais, elas prejudicam a comunicação. Aguarde até que as emoções intensas se acalmem e depois abordem o problema. Mas, nunca deixe de abordar o problema que não foi resolvido.

06 Trabalhe para resolver os conflitos rapidamente

Não deixe que os conflitos permaneçam por muito tempo. Não deixe que sol se ponha sobre sua ira. Quanto mais um conflito persistir, mais difícil fica para tratá-lo. Você tem alguns problemas que você precisa abordar agora, que tem provocado angústia contra seu cônjuge? O inimigo adora usar problemas não resolvidos para destruir os casais.

07 Esteja disposto(a) a se humilhar e perdoar

O casamento não é um relacionamento fácil – as pessoas cometem erros. O casamento deve estar firmado em amor e verdade. Você está com mágoa e precisa se libertar? Arranque esta mágoa fora com o poder do perdão.  Quem perdoa, abre caminho para uma comunicação forte e saudável. 

➤ Veja Como trazer seu marido de volta cheio de amor e carinho por você, mesmo que ele tenha terminado com você.

Compartilhe outras dicas para melhorar a comunicação no casamento!

  • 174
    Shares

Sobre o autor | Website

O Estevão Souto contribui para que casais construam um casamento de sucesso. É muito bem casado com a Jaci Souto, e pai da Pérolla e Isabella. Palestrante, escritor, blogueiro e empreendedor digital.

Deixe o seu Comentário