Conflitos Sucesso no Casamento Estevão Souto

Porquê Punir o Cônjuge Não é Inteligente

Quando o cônjuge erra, a primeira reação é tentar puni-lo de alguma forma para que ele aprenda uma lição, veja porque punir o cônjuge é uma tolice.

Porquê Punir o Cônjuge Não é Inteligente
Compartilhe
  • 180
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    180
    Shares

Não diga: “Eu o farei pagar pelo mal que me fez! ” Espere pelo Senhor, e ele dará a vitória a você. Provérbios 20:22

Tenham cuidado para que ninguém retribua o mal com o mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos. 1 Tessalonicenses 5:15

Não retribuam mal com mal nem insulto com insulto; pelo contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança. 1 Pedro 3:9

Como você pode notar nestas passagens bíblicas, punir o cônjuge não é da vontade de Deus. Continue lendo e você verá que existe uma forma mais inteligente para você tratar o seu cônjuge e assim conseguir sucesso no seu casamento.

A maneira menos Inteligente tratar seu cônjuge

Seu cônjuge tem lhe tratado mal? não tem satisfeito as suas expectativas, falou palavras que te feriram, falou ALTO com você, fez uma piada sem graça sobre você para os amigos, não reconheceu o seu esforço… enfim a lista pode ser imensa, afinal somos pecadores, e se tem uma coisa que fazemos “bem” é percar contra nosso próximo.

Quando sofremos alguma destas injustiças, a nossa vontade é fazer com que o outro sofra, punir o cônjuge, para se tocar que está errado, essa é a nossa tendência natural. Para alguns, punir o cônjuge se traduz em dar um chá de silêncio, outros jejum de sexo, outros começam a pagar na mesma moeda. Achamos que se fizermos isso o outro vai rapidamente se arrepender e humildemente suplicará pelo nosso perdão. Só que isso rarissimamente acontece, praticamente nunca.

Você leu e meditou nos 3 versículos que listei no inicio deste artigo? Todos estão ensinando o mesmo principio, pague o mal com o bem. Eu acredito fielmente na sabedoria e poder que a palavra de Deus tem em nossas vidas quando praticada.

Precisamos ter claro em nossa mente, que não somos Juízes do nosso casamento, Deus é o Juiz, quando tentamos punir o cônjuge estamos sendo juízes. Não é papel nosso nos vingarmos quando sofremos injustiça. Deus é o Vingador. Romanos 12.19 Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: “Minha é a vingança; eu retribuirei”, diz o Senhor.

A maneira mais Inteligente de tratar seu cônjuge

E agora o que você deve fazer na prática? 

Primeiro ore ao Senhor e peça graça, para agir conforme a vontade Dele, assim você receberá capacitação para fazer o que é humanamente impossível, pois em Deus nós fazemos proezas. Portanto, tenha diariamente momentos de oração.

Segundo, confronte com amor… no livro Como Superar os Conflitos no Casamento, eu trato detalhadamente sobre isso. Mas basicamente é:  informar o outro do erro que ele cometeu contra você, como você se sentiu sobre aquilo, e sugerir um proposta de mudança. E isso deve ser feito em um momento adequado, quando a agitação passar e claro de forma amorosa, demonstrando se importar com o outro. Sempre com perguntas reflexivas, nunca com  imposições.

Em terceiro lugar, dê o exemplo, pagando o mal com o bem. Se você quer que seu cônjuge, fale mais baixo, comece a falar em um tom mais respeitoso. Se você quer que ele te valorize, comece a valorizar as qualidades dele. Se você quer que ele não fale mal de você, comece a falar bem dele. Seja você a mudança que deseja ver no seu cônjuge. Isso sim é uma atitude sábia, pois pode provocar uma mudança no seu cônjuge.

Em Romanos 12:20 NTLH está bem claro…

Mas façam como dizem as Escrituras:
“Se o seu inimigo estiver com fome,
dê comida a ele;
se estiver com sede, dê água.
Porque assim você o fará queimar
de remorso e vergonha.”
Para concluir eu vou colocar na integra o testemunho do casal Robson e Rosélia, ele me enviou ontem pelo WhtasApp, veja como a Rosélia agiu da maneira inteligente, ao invés de punir o cônjuge:
casal” Quando comecei a namorar minha esposa, eu estava perdido: havia me separado de um relacionamento a um ano me envolvia com outras mulheres, bebia todos os finais de semana, e minha esposa(namorada) uma mulher tao boa e generosa. Ela sempre trab sábado e domingo e era quando eu saia bebia e fazia tudo de errado e sempre brigávamos pelas burradas que fazia. Ate que um dia minha mãe ficou muito doente e minha esposa (namorada) se mostrou uma pessoa tao maravilhosa ajudou em tudo oque podia e n podia.
Então minha mãe faleceu e la estava ela com seu ombro amigo para eu chorar…, estava me sentindo tao sozinho e vazio que mesmo cheio de duvidas chamei para morar comigo, e mesmo assim continuei a falhar com ela, e depois de faze-la chorar mais uma vez com minhas tolices, eu falei com Deus: porque ela aguenta tantas coisas ruins tanto sofrimento eu não mereço uma mulher tao boa assim em minha vida!!
E um belo dia acordei e ela estava lavando louça e ouvindo hinos no cel dela e disse vou parar de beber, e assim foi feito. Algum tempo depois quando ela colocava nas rádios evangélicas eu não trocava mais, pois estava gostando e muito, me fazia bem ouvir aqueles hinos. E as brigas foram diminuindo começamos a buscar ajuda nos sites de relacionamentos ate que decidimos buscar a Deus na casa dele, e através da palavra do pai que nos alimenta melhoramos todos os dias mais.
Hoje nos vamos fazer três anos que moramos juntos, vamos casar mês que vem 19/02/2016
Sou um novo homem para minha esposa e é muito gostoso ouvir quando ela diz que tem orgulho do homem que me tornei. E eu sempre agradeço a Deus por ter colocado ela em minha vida. Sou temente a Deus o amo de todo o meu coração!!
E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. 2 cronicas 7:14
Este e um resumo da minha historia e nele esta a prova de como Deus e bom e pode sim mudar sua vida e transformar seu relacionamento a partir do momento que você abre a porta p jesus e deixa ele entrar.” 
Gostou deste artigo? Não se esqueça de comentar… prometo que vou te responder. Se você passou por algo parecido ou conhece a história de superação de algum casal… por gentileza comente aqui… pois vai enriquecer o assunto.

Se o seu casamento estiver por um fio, ou até pareça que acabou, te recomendo a fazer este Teste, e Assista o vídeo da Dr. Renata Santos. 

(Visited 4.518 times, 188 visits today)

Also published on Medium.

  •  
    180
    Shares
  • 180
  •  
  •  
  •  
  •  

Sobre o autor | Website

O Estevão Souto contribui para que casais construam um casamento de sucesso. É muito bem casado com a Jaci Souto, e pai da Pérolla. Palestrante, escritor, blogueiro e empreendedor digital.

Deixe o seu Comentário