Porquê Punir o Cônjuge Não é Inteligente

Compartilhar

Não diga: “Eu o farei pagar pelo mal que me fez! ” Espere pelo Senhor, e ele dará a vitória a você. Provérbios 20:22

Tenham cuidado para que ninguém retribua o mal com o mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos. 1 Tessalonicenses 5:15

Não retribuam mal com mal nem insulto com insulto; pelo contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança. 1 Pedro 3:9

Como você pode notar nestas passagens bíblicas, punir o cônjuge não é da vontade de Deus. Continue lendo e você verá que existe uma forma mais inteligente para você tratar o seu cônjuge e assim conseguir sucesso no seu casamento.

A maneira menos Inteligente tratar seu cônjuge

Seu cônjuge tem lhe tratado mal? não tem satisfeito as suas expectativas, falou palavras que te feriram, falou ALTO com você, fez uma piada sem graça sobre você para os amigos, não reconheceu o seu esforço… enfim a lista pode ser imensa, afinal somos pecadores, e se tem uma coisa que fazemos “bem” é percar contra nosso próximo.

Quando sofremos alguma destas injustiças, a nossa vontade é fazer com que o outro sofra, punir o cônjuge, para se tocar que está errado, essa é a nossa tendência natural. Para alguns, punir o cônjuge se traduz em dar um chá de silêncio, outros jejum de sexo, outros começam a pagar na mesma moeda. Achamos que se fizermos isso o outro vai rapidamente se arrepender e humildemente suplicará pelo nosso perdão. Só que isso rarissimamente acontece, praticamente nunca.

Você leu e meditou nos 3 versículos que listei no inicio deste artigo? Todos estão ensinando o mesmo principio, pague o mal com o bem. Eu acredito fielmente na sabedoria e poder que a palavra de Deus tem em nossas vidas quando praticada.

Precisamos ter claro em nossa mente, que não somos Juízes do nosso casamento, Deus é o Juiz, quando tentamos punir o cônjuge estamos sendo juízes. Não é papel nosso nos vingarmos quando sofremos injustiça. Deus é o Vingador. Romanos 12.19 Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: “Minha é a vingança; eu retribuirei”, diz o Senhor.

A maneira mais Inteligente de tratar seu cônjuge

E agora o que você deve fazer na prática? 

Primeiro ore ao Senhor e peça graça, para agir conforme a vontade Dele, assim você receberá capacitação para fazer o que é humanamente impossível, pois em Deus nós fazemos proezas. Portanto, tenha diariamente momentos de oração.

Segundo, confronte com amor… no livro Como Superar os Conflitos no Casamento, eu trato detalhadamente sobre isso. Mas basicamente é:  informar o outro do erro que ele cometeu contra você, como você se sentiu sobre aquilo, e sugerir um proposta de mudança. E isso deve ser feito em um momento adequado, quando a agitação passar e claro de forma amorosa, demonstrando se importar com o outro. Sempre com perguntas reflexivas, nunca com  imposições.

Em terceiro lugar, dê o exemplo, pagando o mal com o bem. Se você quer que seu cônjuge, fale mais baixo, comece a falar em um tom mais respeitoso. Se você quer que ele te valorize, comece a valorizar as qualidades dele. Se você quer que ele não fale mal de você, comece a falar bem dele. Seja você a mudança que deseja ver no seu cônjuge. Isso sim é uma atitude sábia, pois pode provocar uma mudança no seu cônjuge.

Em Romanos 12:20 NTLH está bem claro…

Mas façam como dizem as Escrituras:
“Se o seu inimigo estiver com fome,
dê comida a ele;
se estiver com sede, dê água.
Porque assim você o fará queimar
de remorso e vergonha.”
Para concluir eu vou colocar na integra o testemunho do casal Robson e Rosélia, ele me enviou ontem pelo WhtasApp, veja como a Rosélia agiu da maneira inteligente, ao invés de punir o cônjuge:
casal” Quando comecei a namorar minha esposa, eu estava perdido: havia me separado de um relacionamento a um ano me envolvia com outras mulheres, bebia todos os finais de semana, e minha esposa(namorada) uma mulher tao boa e generosa. Ela sempre trab sábado e domingo e era quando eu saia bebia e fazia tudo de errado e sempre brigávamos pelas burradas que fazia. Ate que um dia minha mãe ficou muito doente e minha esposa (namorada) se mostrou uma pessoa tao maravilhosa ajudou em tudo oque podia e n podia.
Então minha mãe faleceu e la estava ela com seu ombro amigo para eu chorar…, estava me sentindo tao sozinho e vazio que mesmo cheio de duvidas chamei para morar comigo, e mesmo assim continuei a falhar com ela, e depois de faze-la chorar mais uma vez com minhas tolices, eu falei com Deus: porque ela aguenta tantas coisas ruins tanto sofrimento eu não mereço uma mulher tao boa assim em minha vida!!
E um belo dia acordei e ela estava lavando louça e ouvindo hinos no cel dela e disse vou parar de beber, e assim foi feito. Algum tempo depois quando ela colocava nas rádios evangélicas eu não trocava mais, pois estava gostando e muito, me fazia bem ouvir aqueles hinos. E as brigas foram diminuindo começamos a buscar ajuda nos sites de relacionamentos ate que decidimos buscar a Deus na casa dele, e através da palavra do pai que nos alimenta melhoramos todos os dias mais.
Hoje nos vamos fazer três anos que moramos juntos, vamos casar mês que vem 19/02/2016
Sou um novo homem para minha esposa e é muito gostoso ouvir quando ela diz que tem orgulho do homem que me tornei. E eu sempre agradeço a Deus por ter colocado ela em minha vida. Sou temente a Deus o amo de todo o meu coração!!
E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. 2 cronicas 7:14
Este e um resumo da minha historia e nele esta a prova de como Deus e bom e pode sim mudar sua vida e transformar seu relacionamento a partir do momento que você abre a porta p jesus e deixa ele entrar.” 
Gostou deste artigo? Não se esqueça de comentar… prometo que vou te responder. Se você passou por algo parecido ou conhece a história de superação de algum casal… por gentileza comente aqui… pois vai enriquecer o assunto.

Se o seu casamento estiver por um fio, ou até pareça que acabou, te recomendo a fazer este Teste, e Assista o vídeo da Dr. Renata Santos. 

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

69 Comments

  1. Ensinamentos como este, faz com que possamos entender claramente como agir no relacionamento, baseando sempre na palavra de Deus.

    1. Estevão Souto disse:

      Amém Débora… a palavra de Deus é viva e eficaz… aqueles que a praticam são sábios. Deus abençoe teu casamento cada dia mais querida

  2. Muito bom seu artigo, nos ensina a pensar melhor e não dá p troco,mas temos q pedir a Deus muita força e calma,p não jogar tudo p alto

    1. Estevão Souto disse:

      Verdade Daniela… conte sempre com a força de Deus… decida a cada dia agir conforme a palavra… e deixe com Deus o milagre da transformação

  3. Deus restaurou o meu casamento e pode fazer isso com o seu tambem, creia e de lugar ! Entregue nas maos de Deus peca sabedoria ..
    Deus é Fiel e quer restaurar sua vida …

    1. Estevão Souto disse:

      Amém… Rosélia… testemunho lindo o seu… agradeço a vocês por compartilhar conosco. Deus abençoe poderosamente o casal… daria para vocês escreverem um livro…

  4. Testemunho e palavras edificantes. Como a palavra diz: A mulher sábia. Edifica sua casa, mas a tola com as suas próprias mãos a derruba.

    1. Estevão Souto disse:

      Amém Priscilla… infelizmente muitas mulheres tem sido tolas… ouvindo conceitos anti-bíblicos, mas a mulher que ouve e prática a palavra de Deus será honrada. Deus abençoe seu casamento a cada dia Priscilla

  5. Tão bom ver esses testemunhos ate parresse q somos nos as nossas dificudades as coisas q se passa na vida real

    1. Estevão Souto disse:

      Sim Kátia, estes testemunhos servem para fortalecer a nossa fé… Deus abençoe poderosamente o teu casamento querida

  6. Lauriana Santana disse:

    Muito bom! Na prática é muito difícil, porém é uma escolha que precisamos fazer. Obedecer a Deus é sempre o melhor!

    1. Estevão Souto disse:

      Sim Lauriana, escolher fazer a vontade de Deus, dependendo do tipo de situação que se passa… não é a escolha mas fácil, mas é o caminho que produz vida.

  7. Deus restaurou o meu casamento , ele quer restaurar o seu tambem .
    De lugar, deixe Deus agir sua vida nunca mais sera a mesma …
    Deus faz milagres , creia .
    ass: Rosélia

  8. Valdenia A L Cardoso disse:

    Devemos orar e deixar que Deus faça justiça por nos, e podemos tratar bem sempre e se calar é muito importante por que alguns homens são muitos grossos e acaba machucando a mulher com palavras.

    1. Estevão Souto disse:

      Sem dúvida Valdenia, muitos homens são grossos e ferem suas esposas… por isso que você precisam ter um Refúgio, que lhes renove e sare estas feridas, e lhes de forças para perdoar e amar. De forma que a grosseria do homem não mude a sua essência. Deus abençoe poderosamente o teu casamento

  9. Tenho certeza que esse artigo vai me ajudar muito, pois estou passando por isso agora, mas com Fé no Senhor vou conseguir…

    1. Estevão Souto disse:

      Graça não perca a Fé… te aconselho a alimentar a sua fé todos os dias… lendo a bíblia, bons livros… o nosso blog, e fazendo sempre orações… pois o milagre de Deus vai acontecer na sua vida…Creia

  10. Eusiene P Moreira disse:

    Muito bom este artigo.
    Gostei muito…

    1. Estevão Souto disse:

      Que bom que gostou Eusiene, fique a vontade para comentar sempre que desejar…

  11. Ytala Daiana disse:

    Muito bom ouvir um testemunho desse e muito gratificante eu creio em nome de Jesus que eu vou da o meu logo logo em nome de Jesus.

    1. Estevão Souto disse:

      Vai sim Ytala… continue firme cumprindo a vontade de Deus… pois se você tiver compromisso com Deus… Ele pelejará por você e há de restaurar teu casamento para glória Dele.

    1. Estevão Souto disse:

      Gosto muito desta palavra : Aprender . Note que ela este A significa o contrário de. A-prender. Ou seja deixar de estar preso. Deus abençoe seu casamento Katia

  12. Acabei de ler seu artigo, e quero dizer que ficou lindo, minha esposa esta emocinada! Agradeço a Deus e a voces pelo espaço e oportunidade de contar um pouquinho da nossa tragetoria. “E ate aqui nos ajudou o senhor”!

    1. Estevão Souto disse:

      Amém Robson, Deus continue abençoando vocês em tudo… Já pensaram em escrever um livro? Tenho certeza que abençoaria milhares de casais…

  13. salvani maria da silva disse:

    Muito bom amo esses estudos

    1. Estevão Souto disse:

      Amém… que bom Salvani

  14. muito bom o testemunho,mas a pratica e tao dificil,mas sei q nao e impossivel,adorei o testemunho do casal ????

    1. Estevão Souto disse:

      Sim Geane, a prática é difícil… mas não deixe de colocar em pratica os ensinos bíblicos… pois vale muito a pena. Deus abençoe poderosamente teu casamento

  15. Pastor essas mensagens são edicaforas e mt, amo e me deleito nelas. Porém estou passando um processo mt complicado c entiado. Ainda ñ casamos mas meu noivo insiste em ñ entregar o filho p mãe e eu ñ posso permitir w o entiado more conosco, pois tenho uma filha de 07 anos e o entiado tem 11anos. Filha ñ ficará a vontade. Gostaria mt de ouvir uma mensagem concernente a este assunto. “Entiados”. Obrigada.

    1. Estevão Souto disse:

      Quezia… Deus abençoe poderosamente a vida de vocês… Se casamento entre dois solteiros sem filhos já não é fácil imagina com filhos de outros relacionamentos… o que eu oriento a vocês é que Amém estas crianças e que o casal tenha maturidade e cumplicidade para agirem sempre em concordância. Se não houver isso será sofrimento em cima de sofrimento. Gostaria de te dar uma fórmula mágica de resolver todos os teus problemas de um dia para a noite.. mas a realidade não é simples assim… Posso dizer para que vocês busquem orientação em Deus, orem juntos e tomem decisões sábias baseadas no amor e no melhor para seus filhos

    1. Estevão Souto disse:

      Que bom que gostou Mairla… fique a vontade para comentar mais… Deus abençoe

  16. Quem teme a Deus ele nunca falha. Deus seja louvado.

    1. Estevão Souto disse:

      Amém Valdirene, Deus seja louvado a cada dia em nossas vidas…

  17. Simara Batista disse:

    Nossa maravilhoso esse assunto que vc fez!
    É verdade quando eu ainda não tinha Jesus na minha vida eu agia dessa forma sempre retrucando as palavras de humilhação que meu marido falava pra mim eu retornava a mesma palavra. Como meu esposo ainda não tem Jesus na vida dele, e ele vive irritado por causa da dependência da bebida ,que o fez ser um homem nervoso,rabugento e incompreensivo tanto comigo como com os filhos,ele quando se irrita e começa a me ofender, eu digo a ele “que tudo que falas pra mim vc vai colher em dobro, então se não quiser colher coisas ruins, fale coisas boas pra mim, porquer eu não desejo o mau, mais tenho um Deus que é justo e luta por mim”. Então o que acontece ele fica sem falar comigo por semanas, pra não brigar e ver meus filhos verem eu ser humilhada, eu fico na minha falando com ele, mesmo ele não querendo falar comigo. Tenho orado ao Senhor pra que mude isso, pois meus filhos vendo isso podem adquirir isso pros futuros relacionamentos deles quando casarem. Deus te abençoe , vc abriu mais meu entendimento sobre isso, pois a vingança é do Senhor, e vou continuar não aceitando as maldições proferidas pelo meu esposo. Não sei se foi muito bom falar sobre isso mais eu queria desabafar, pois estou passando por momentos assim nesses dias com o esposo e não sei o que fazer, deixei nas mãos do Senhor esse problema, me desculpe o desabafo das situações no meu casamento. Um grande abraço! Espero está na lista de ser uma das ganhadoras de seu livro, pois tenho certeza que será de muito sucesso!

    1. Estevão Souto disse:

      Amém irmã Simara, que Deus abençoe poderosamente a sua família. Que seu esposa perceba a maravilhosa mulher que você tem sido, e se arrependa por ter se entregado aos vícios e estar falhando em seu papel de marido e pai. E o pior estar sem Salvação. Oro para que Deus transforme o seu lar, para glória dEle e alegria da sua família. Sobro o livro com certeza, você terá o seu.

    1. Estevão Souto disse:

      Amém Leide, louvo a Deus por isso

    1. Estevão Souto disse:

      Louvado seja Deus por isso Fabilene… que este aprendizado resulte em muitas bençãos em sua família

  18. Paz do senhor amados! É uma bênção pra mim poder compartilhar com vocês uma mensagem tão rica para nossa vida,pois sabemos que sem humildade não chegamos a lugar nenhum,mais com cristo no barco tudo vai bem.

    1. Estevão Souto disse:

      Paz do Senhor Joelma. Com Cristo no barco mesmo que a tempestade assole o barco… temos a plena certeza que chegaremos ao nosso destino vitoriosamente. Deus abençoe seu casamento

    1. Estevão Souto disse:

      Amém Juliana, glória a Deus por isso…

  19. Patricia Leite disse:

    É melhor mesmo esperar passar a raiva pra resolver , mas nem sempre conseguimos .

    1. Estevão Souto disse:

      Patricia em Tiago 1:20 diz: ” pois a ira do homem não produz a justiça de Deus. ” se queremos o agir de Deus em nossas vidas não podemos fazer justiça com as próprias mãos… Deus abençoe seu casamento a cada dia mais

  20. Bom também tenho esse perfil da irmã eu sempre fui assim com meu esposo,e no meu caso isso não mudou nada, no meu ponto de vista acho q deveria eu teria que fazer o contrário, mas tenho medo de tomar …

    1. Estevão Souto disse:

      Emy, o objetivo maior é obedecer a vontade de Deus. Você tem orado diariamente, tem desenvolvido um relacionamento com Deus, tem meditado na palavra de Deus? A nossa Felicidade provem de Deus, enquanto acharmos que ela está nisso ou naquilo, em pessoas nunca seremos felizes de verdade. Nossa completude está no Senhor Jesus. Só poderemos ajudar o outro a melhorar quando estivermos completos em Deus. E agirmos segundo a sua palavra em amor. Deus abençoe o seu casamento.. não desista… há esperança

  21. Viver de acordo com os ensinamentos de Deus. Confiar em Deus é a maneira mais correta de ultrapassar os obstaculos da vida. Maravilhoso texto.

    1. Estevão Souto disse:

      Obrigado Cinthia é isso ai… Deus abençoe

    1. Estevão Souto disse:

      Que bom Katia, louvado seja Deus por isso…

  22. Deise Silva dos Santos disse:

    Eu estou a cada dia mais alerta nos artigos. Estou tornando tudo isso num grande estudo pra minha vida. Orem por mim para q eu consiga colocar em prática.

    1. Estevão Souto disse:

      Amém Deise, oro por todos vocês que comentam, para que Deus lhes capacite a colocar em prática a sua poderosa palavra… E que muitos milagres aconteçam para glória de Deus.

  23. Uma vez vc me disse que somos falhos e pecadores entendi e perdoei, desde esse dia vivi em paz com meu esposo..obrigado por ensinar e mostrar q Deus esta em nossas vidas. Que sejamos nos a mudança que tudo dara certo.

    1. Estevão Souto disse:

      Amém… Perdoar é transformador. Restaura mesmo, pois se não perdoamos não temos o perdão de Deus, e nossa Alma só tem paz quando estamos em paz com Deus… estou muito feliz por vocês… sinto que minha missão aqui na terra está sendo realizada para glória de Deus

  24. Nossa muito bom todos esses artigos.
    Quando leio as vezes me deparo , pensando olha so quantas coisas fiz de errado .mas tudo e aprendizagem para que nao venha fazer mais .
    Parabéns todos os textos excelente.

  25. Todos os dias acordo anciosa pra ler mais um dos seu textos, pois vem sendo um aprendizado muito bom na minha vida e com isso estou aos poucos mudando pequenos gestos q estão fazendo meu casamento se reerguer novamente,e esse de hj falo muito comigo e lendo isso pude perceber o quando ajo da maneira completamente errada.
    Obrigado por fazer com q aos poucos aprendemos de como eh viver a dois.
    Fiquem com Deus,tenham uma excelente noite de descanso !

    1. Estevão Souto disse:

      Amém Ana que bom ler estas … linhas… me sinto muito feliz em saber disse… é mais uma razão para que eu continue me dedicando. Deus continue sempre abençoado a tua vida e teu casamento.

  26. Boa tarde,amados do senhor!!!Muito forte esse testemunho e peço a Deus que nos der sabedoria,paciência,domínio próprio que são um dos frutos do nosso Amado Espirito Santo.Eu mesma confesso que não tenho sido sábia com meu esposo,quanto mais ele falha comigo …..brigo,esperneio,coisa que não é certo viu, queridas!Mas a partir de hoje tenho certeza que com esse testemunhe mudarei totalmente meu comportamento,porque isso foi uma confirmação do que eu estava esperando do Senhor,que era como deveria agir no meu lar já que quanto mais brigava com ele,porque ele ficava pior?
    Que Deus nos abençoe hoje e sempre!

    1. Estevão Souto disse:

      Boa tarde Suzana… glória a Deus por esta mudança que esta acontecendo com você… é isso ai… seja a mudança que você quer ver no seu lar… Deus te dará forças e graça para perdoar e amar… a despeito de qualquer coisa… e saiba Deus é justo e faz justiça por todos que amam e praticam a sua palavra… Amém querida…

  27. Obrigado Marcos… Alegria a nossa saber que estamos cumprindo a nossa missão de impactar cada pessoa a se relacionar melhor e contruir um casamento que glrorifique a Deus…

  28. que testemunho lindo que deus possa abençoe cada vez mais este casal muito bom este artigo também Estêvão pagar mal com bem ✋✋??

    1. Estevão Souto disse:

      Amém obrigado Paloma. Sim o testemunho do casal é lindo… é uma prova que praticar a palavra com fé produz um resultado extraordinário. Deus abençoe poderosamente teu casamento.

  29. olá… Gostei muito do testemunho… Estou superando uma depressão, por motivos relacionados ao meu casamento e minha reação era punir meu esposo pelo que ele fez comigo, sei que não é a maneira certa, mas acho que isso alivia a raiva que tinha dele. Decidi continuar meu casamento, mas não consigo parar de lembrar do que ele me fez, perdi toda confiança nele, minha autoestima está muitooo baixa. Tenho certeza que vou superar isso, pois peço a Deus que me reconstrua e que molde meu casamento da maneira dele.

    1. Estevão Souto disse:

      Olá Gyovana, errar é humano… reconhecer o erro é o melhor passo para mudar e melhorar… parabéns pela atitude de buscar melhorar… Você vai superar, creia. Dia 07/04 a minha esposa Jaci e a Cintia Amorim estarão lançando o MAMC o Método Autoestima da Mulher Cristã. Para aproveitar o lançamento… acesse autoestimacrista.com.br/mulher . Deus Abençoe poderosamente