Os 10 Mandamentos no Casamento
Já parou para pensar se você pudesse descobrir 10 passos que mudariam para sempre a forma de enxergar o seu casamento?
Já imaginou se você pudesse encontrar o segredo para um casamento melhor?
Baseado em nossa experiência, acompanhando milhares de casais todos os dias nas redes sociais, listamos aqui 10 Mandamentos para que você possa ter um Casamento Melhor.
Se você quer investir em seu casamento, ter menos brigas, mais amor, blindar seu casamento contra traição e ter uma vida plena de casal, leia até o final, serão 10 passos simples para mudar de vez a sua forma de olhar o casamento.
Olha, se você se identificar, com alguns dos passos, seria muito importante que você compartilhasse e usasse a #momentoA2, para sabermos que foi importante para você, ok?
Os Dez Mandamentos é o nome dado ao conjunto de leis que, segundo a Bíblia, teriam sido originalmente escritos por Deus em tábuas de pedra e entregues ao profeta Moisés. Eles são a base da moral católica e, segundo as próprias palavras de Jesus, quem ouve os seus mandamentos e os coloca em prática “tem a vida eterna” (Mt 19,16-21).
Certamente se aplicássemos essas leis em nossa vida conjugal, não haveria tantos divórcios e inúmeras famílias desestruturadas. Por essa razão, a proposta deste texto é sugerir que levemos os preceitos cristãos para o nosso lar, a fim de que o nosso casamento também “tenha vida eterna.”
Vamos lá?
Mandamento 1 : “Amar ao próximo como a si mesmo”.
Parece difícil, não? Mas com um pouquinho de esforço, conseguimos colocá-lo em prática. Se amarmos nosso cônjuge como nos amamos, brigas, desentendimentos banais que só geram tristeza, não mais farão parte da nossa vida.
Mandamento 2 : Não Grite
Ainda que nos irritemos, que nos zanguemos profundamente, não devemos gritar. Observe que mesmo tendo razão em suas queixas, aquele que se exalta nas palavras a perde facilmente, pois tenta se sobressair na discussão pelo tom de voz. Normalmente quem grita deixa escapar o que não deve ou não quer falar.
Mandamento 3 : Perca a briga
Perder uma briga no casamento é muito melhor do que estender a briga e levar a separação. Quando você perde uma briga e encerra a discursão, seu relacionamento ganha, e seus filhos agradecem
Mandamento 4 : Se for preciso, critique, mas com Amor
É importante deixarmos claro que desaprovamos o fato em si, não a pessoa. Por exemplo, de nada valerá para o aperfeiçoamento da relação se houver uma reprovação direta àquele que deixou a toalha molhada em cima da cama. Se dissermos que ele é desleixado, ou coisas do gênero, só estaremos ofendendo o outro. Por que não chamarmos a atenção para a cama que ficou molhada ou desarrumada, e para o trabalho que teremos para resgatarmos a situação inicial: cama em condições propícias para o desfrute imediato dos parceiros.
Mandamento 5 : Perdoe
O quinto mandamento propõe a libertação de mágoas cujos fatores que as desencadearam ficaram lá trás. O que passou, passou. Não se deve remoer o passado, a vida é daqui para frente, precisamos perdoar as falhas cometidas numa época em que não conhecíamos determinados valores essenciais para uma existência plena, como a palavra de Deus.
Mandamento 6 : Não durma sem chegar a um acordo
Tente resolver os conflitos o quanto antes. O diálogo é a melhor maneira para o esclarecimento e a finalização das divergências. Há casais que se deitam sem se falar, ficam emudecidos durante dias, o que contribui para o agravamento do problema. A solução imediata das discrepâncias entre os casais só contribui para o fortalecimento da relação, evitando mágoas e ressentimentos devastadores.
Mandamento 7 : Trate o outro como você quer ser tratado
A #vidaA2 é marcada pelos detalhes, por nossas pequenas atitudes em relação ao outro no dia a dia. Se no tempo de namoro agíamos de forma gentil, carinhosa e amorosa com nosso companheiro, por que não podemos continuar nesse ritmo? É preciso que se resgate essa manifestação de afeto para que o casamento não vá minando a cada instante. Assim, devemos ser atenciosos com nosso parceiro e tratá-lo como gostaríamos de ser tratados. Quanto mais amor plantamos, mais colhemos. Não existe matemática mais perfeita na #vidaA2.
Mandamento 8 : Faça atos de bondade com seu Amor
Aliás, ser amável, bom, afetivo não engrandece apenas o casamento, mas o mundo. Devemos estar atentos a esse fato a todo instante e nos entusiasmarmos com a ideia de que o outro ficará muito feliz com uma palavra de carinho inesperada, com uma mensagem de amor, com um toque ou um beijo diferente. Essas atitudes só tendem a aproximar o casal ainda mais.
Mandamento 9 – Peça desculpas
Precisamos ficar atentos sobre a importância do pedido de desculpas diante de uma falha, de um mal-entendido. Há quem tenha dificuldades em reconhecer seus erros e consequentemente pedir perdão. Mas essa atitude é fundamental para o amadurecimento do matrimônio. Numa convivência A2 os parceiros devem ser de fato “parceiros”, devem estar lutando por um mesmo ideal, e não comprometê-lo em função de sentimentos travados que causam ainda mais danos naquele que aprisiona uma culpa passível de libertação. Assim, sempre que necessário, o pedido de desculpas é muito bem-vindo, ele deixará claro que se está lutando por um relacionamento melhor.
Mandamento 10 : Coloque Jesus no seu casamento
O décimo mandamento é o mais importante para que o matrimônio seja vitorioso: ter Jesus como elo da relação. Quando Jesus é o elo da vida do casal, este fica amparado, não enfrenta sozinho a complexa jornada da #vidaA2 e passa a receber suporte daquele que instituiu o casamento, daquele que é o maior fã, o maior incentivador da família.
Mas para que Jesus nos auxilie em todos os momentos dessa caminhada, é necessário que O deixemos entrar em nossos lares e participar realmente da nossa vida. Esse é o desejo do Mestre. Em Apocalipse 3:21, Ele diz: “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” Observamos, na passagem bíblica, que disposição o Senhor tem de sobra para nos acompanhar nessa estrada, entretanto, será que temos deixado isso acontecer ou temos nos negado a recebê-Lo em nossos lares?
Quem sabe esta não é a hora de termos Jesus em nossa mesa durante as refeições ou enquanto realizamos tarefas cotidianas; em nossas conversas com o cônjuge ou com os filhos. Enfim, ter o Mestre por perto é garantia de um casamento abençoado e protegido, é pré-requisito para que o casal se torne uma só carne e alcance uma vida plena. Assim, homem e mulher poderão dizer ao mundo que são: casados para sempre.
Caso você queira assistir a versão em vídeo e compartilhar com seus amigos em todas as suas redes sociais, será uma forma ótima de aprender mais, revisar o que vimos aqui, e quem sabe você ser um instrumento nas mãos de Deus, para abençoar mais um casamento. Clica abaixo, depois compartilha e #espalheAMOR
Seja o primeiro a comentar!