Casamento de sucesso é só para pessoas maduras
Só pessoas maduras conseguem construir e desfrutar de um casamento de sucesso, pessoas imaturas estragam o relacionamento.
Pra falar deste assunto vou compartilhar alguns aspectos das minhas filhas
a Pérolla de 4 anos e a Isabella de 10 meses.
O aspecto mais forte que caracteriza a infantilidade delas é o enorme desejo de serem amadas. E nesse desejo percebo muitas atitudes egoístas, algo normal para a idade delas. Elas querem nossa atenção de forma total e individual só para elas. São muito ciumentas. A Pérolla aos 2 anos não gostava de compartilhar nada com as primas ou amiguinhas.
Quando demonstro carinho para a mais nova, logo recebo aquele olhar da mais velha, dizendo e eu.
Elas sofrem com a ideia de não serem amadas. Porque são crianças e esta uma característica dos infantis.
E eu gostaria de diferenciar um pouco o comportamento das duas, afinal a Isabella é uma bêbe de 10 meses, que ainda mama e está na fase de estranhar todos que não sejam sua mãe, ela pensa que é um ser só com a mamãe, e quando não está no colo da mãe ela abre o maior berreiro exigindo voltar para o colo da mãe, pois precisa se sentir amada.
Já a Pérolla que tem 4 anos embora sinta este desejo de ser amada, já entendeu que não é um ser com a mãe e já consegue ficar horas longe do colo da mãe, e até permite que mãe saia, pois sabe que ela vai voltar. Embora muitas vezes sente ciúmes da Isabella e peça para ficar no colo por um tempinho.
O casamento é para pessoas maduras que deixaram de lado estas coisas de criança. Que se importam com o outro e são capazes de amar o outro. Que conseguem agir de forma altruísta, pois no casamento saudável não há espaço para egoísmo.
A maior parte dos problemas no casamento se dá porque homens e mulheres entram na relação carregados de infantilidades, mal amadurecidos sentem o forte desejo de serem amados, de serem felizes, de sugarem do outro sem se entregarem para o outro.
Quando um homem maduro se casa com uma mulher madura ambos se doam um pelo outro, e existe uma troca saudável de amor e respeito. O marido cumpre seu papel protegendo, provendo, liderando, cuidando e amando. A esposa por sua vez ama, auxilia, respeita, coopera com a missão do marido e administra o lar.
Mas quando há falta de maturidade nos dois ou em um dos dois, o egoísmo impera, as mágoas se acumulam, os conflitos não são resolvidos, a relação se desgasta, a culpa é sempre do outro e ninguém se responsabiliza. Porque responsabilidade e compromisso são coisas de pessoas maduras.
O apóstolo Paulo em 1 Coríntios 13:11 disse:
Quando eu era criança, falava, pensava e raciocinava como criança. Mas, quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de criança.
Para amadurecer é preciso deixar para trás a infantilidade.
Quantos maridos por falta de maturidade em resolver conflitos fogem do conflito se calando, ficando emburrados por dias? Quantas mulheres também por falta de maturidade ficam cobrando amor do marido a todo instante, como uma goteira num dia de chuva?
Quando não há maturidade, se dá importância a coisas insignificantes e se deixa de dar importância a coisas realmente relevantes.
Exemplo um homem que cuida mais do carro do que da esposa e dos filhos.
ou um mulher que passa horas nas redes sociais e não cuida da família como deveria cuidar.
Para finalizar observe Provérbios 24:3
Com sabedoria se constrói a casa, e com discernimento se consolida.
Discernimento e sabedoria são virtudes que só nascem no terreno da maturidade.
Que Deus em Cristo Jesus te abençoe crescer em maturidade, sabedoria e discernimento.
Se você preferir assistir ao invés de ler aqui está
Seja o primeiro a comentar!