Como salvar um casamento desgastado pelas brigas
Veja como resgatar a harmonia e o amor no casamento desgastado pelas brigas e incompreensões.
Seu casamento está desgastado pelas brigas? Você não consegue achar uma solução, e até está pensando que a melhor coisa é separar? Calma… leia este artigo até o final… tenho certeza que vai te ajudar.
“Conflitos entre cônjuges é normal, afinal são duas pessoas com opiniões diferentes e convivendo intimamente. Porém, quando essas divergências não são conversadas e acordadas transformam-se em brigas nocivas ao casamento“.
Quando o casamento está desgastado com inúmeras brigas que não terminaram bem, é preciso tomar atitudes para salvar o casamento.
A cegueira emocional
Quando o casal vive em crise, ocorrem brigas por qualquer coisa, muitas vezes sem fundamento. Não conseguem enxergar nada de bom em estarem juntos, só conseguem ver os pontos negativos. Ficam se debatendo dentro de uma nuvem escura de maus sentimentos sem encontrar a paz. Porém quando esta nuvem escura se dissipa, conseguem enxergar que é possível ter um relacionamento saudável.
Quem deve tomar iniciativa
Uma das maiores dificuldades para salvar um casamento desgastado é que ambos os cônjuges desejam a mesma coisa: que o outro tome a iniciativa de mudar.
Acredito que a iniciativa deve vir de quem tem maior percepção do caos e, que tenha a humildade e coragem de iniciar a mudança necessária. É preciso entender que apontar um culpado nunca vai resolver o problema, na verdade pode até piorar. Desta forma é mais inteligente olhar para a própria parcela de culpa e começar a mudança a partir de si mesmo.
Abandone o comodismo
Muitos casais criam uma forma doentia de lidar com o casamento desgastado: mantêm-se juntos, mas não buscam satisfação. O ambiente do lar é impregnado pela revolta, irritabilidade e incompreensão, provocando sofrimento em toda a família.
A solução sadia é a recuperação do casamento através de um árduo trabalho que envolva os dois na busca de um casamento de sucesso. Para tanto estabelecer o diálogo é fundamental, tirando o foco das mágoas e colocando no entendimento do que é melhor para os dois.
A mudança
Segundo a matéria Como evitar brigas no casamento: “No casamento, o verbo chave é “ceder”, porém, ele tem que aparecer dos dois lados. Não basta apenas um dos cônjuges ceder às vontades do outro, ou a relação será uma tirania. Sendo assim, o que é muito importante para cada um deve ser aceito por ambas as partes a fim de vocês encontrarem um meio-termo“. É por isso que a mudança só ocorre a partir de cada um e, consequentemente, da relação.
O poder do amor
É triste saber que a grande maioria dos casamentos desgastados por brigas ainda guarda forte sentimento de afetividade e, por isso, o sofrimento é tão grande. Quando o casal desbloqueia a comunicação e deixa fluir naturalmente os sentimentos, o entendimento se estabelece e a relação é reestruturada. Ao permitir que a força do amor se restabeleça, o casal encontra a harmonia e a alegria retorna ao lar.
-
5 REGRAS PARA BOAS BRIGAS
1. Não ignorem o problema.
2. Não gritem.
3. Não tenham medo de reconhecer um erro.
4. Não façam ataques pessoais.
5. Combinem o que vão fazer de diferente sobre a situação.
Se o seu casamento está em estado crítico por causa das brigas, ainda é possível salvar seu casamento e voltar a ser feliz. Para isso é necessário que você tome um posicionamento diferente, aumentando os pontos positivos do casamento. São atitudes que envolvem inteligência emocional e psicologia. Quer saber mais Clique Aqui.
Seja o primeiro a comentar!