VOVÓ O QUE VOCÊ FEZ PARA TER UM CASAMENTO TÃO DURADOURO?

Compartilhar
  • 128
  •  
  •  
  •  
  •  

Uma jovem iria se casar, e então convidou a avó idosa para almoçar com ela para conversar. A neta sempre admirou o casamento de seus avós. Ela queria permanecer casada por mais de 50 anos assim como eles. Então, ela aproveitou a oportunidade para absorver um pouco da sabedoria da avó sobre como manter um casamento forte. 
“Vovó”, ela perguntou. “O que você fez para ter um casamento tão duradouro e satisfatório?”
“Oh,  é simples”, sua avó respondeu sem hesitação. “Quando me casei, decidi listar 10 dos defeitos do seu avô que, para o bem do nosso casamento, que eu escolheria ignorar.” 
“Você ignorou?”, a futura noiva perguntou. “Quais são alguns deles?”, ela continuou, procurando um exemplo que a ajudasse a montar sua lista. 


“Eu não sei”, sua avó respondeu. “Na verdade nunca os listei. Mas sempre que o vovô fazia algo que me irritava, eu apenas dizia para mim mesma: ‘Sorte a dele que esse é um dos 10 defeitos da lista.’” 


Se você é casado(a), você já sabe que não se casou com um ser humano perfeito. Todos têm falhas, fraquezas e até esquisitices assim como muitas qualidades. Geralmente, “esses defeitos” não ficam à vista até que você diga “Sim”. Mas viver com alguém 24 horas por dia nos 7 dias da semana revela muita coisa.  

Infelizmente, a descoberta de defeitos é uma parte não muito boa e as vezes trágica, que pode acontecer num casamento, mas se parar e observar, isso acontece de ambos os lados. 
Mas Deus nos instrui sobre como manter um espírito de amor e unidade no casamento quando Ele nos fala em Provérbios que perdoar a ofensa do outro é nossa grandeza.  

Antes de acusar e já sair brigando, espere para conversar e ouvir. Em vez de já ir tirando conclusões ou ir julgando de forma precipitada as falhas, defeitos, erros ou peculiaridades do seu cônjuge, tenha sabedoria para ouvir.
Então, se realmente houver uma falha em jogo (o que acontecerá de tempos em tempos), perdoe e deixe passar. Veja bem, não estou falando de traição ou falta de caráter, isso só você pode avaliar se conseguirá, se pode ou deve perdoar. Estou falando aqui de coisas/erros triviais. Coisas quase que naturais humanos, que você também pode ter cometido ou vir a cometer. 

E preste atenção, talvez, se você deixar de focar na falha, no problema, pode perceber no seu relacionamento existe muito mais coisas boas do que ruins. Faça uma lista…

Deixa para lá, as coisas pequenas. Não porque eu ou a vovó, estão dizendo isso, mas porque Deus está. A pessoa sensata controla o seu gênio, e a sua grandeza é perdoar quem a ofende. Pv.19:11

Veja se você é carente afetivo:  https://www.instagram.com/p/CFjqembHz9E/?utm_source=ig_web_copy_link

No facebook: https://www.facebook.com/RestauracaodeRelacionamentos

  • 128
    Shares

Sobre o autor | Website

Com especialidade em Restauração de Relacionamentos, utilizando o amor da Psicanálise, (cura pelo amor), mais as poderosas ferramentas do Coaching Integral Sistêmico, também técnicas de PNL e Perfil Comportamental, desenvolvi um processo poderoso para restaurar, fortalecer, unir e gerar cumplicidade no relacionamento. Também programa para sair de estados depressivos, apáticos, de vitimização e de baixa autoestima. Desenvolvendo Inteligência Emocional, equilíbrio e uma visão para a vida com otimismo e positividade, transformando você numa pessoa mais proativa e feliz. LUCIANA CONTERATTO Gestora de Recursos Humanos; Psicanalista - Mestrado em Coach Integral Sistêmico; Analista de Perfil Comportamental; PNL;

Deixe o seu Comentário