OS AMIGOS E O CASAMENTO

Compartilhar
  • 118
  •  
  • 3
  •  
  •  

  

Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal.  

Algumas pessoas se casam e querem manter as mesmas amizades, ou o mesmo número e intensidade e até a mesma rotina com os amigos, inclusive até avisam antes de casar de que não vão abrir mão das amizades. Calma, eu não estou aqui dizendo que é errado ter amigos e tempo para amigos. No entanto, quando você opta por uma vida a dois, você escolheu uma pessoa para estar do seu lado, se possível, ou com a intenção de que seja para o restante dos seus dias com ela. E de agora em diante o objetivo é um agradar e satisfazer as vontades e desejos do outro. Você escolheu o parceiro para construir seus sonhos, metas e objetivos de vida juntos.
Acontece, que alguns posicionam os amigos, que não são tão positivos, num grau demasiado e elevado de importância, muitas vezes maior que o seu cônjuge. Esquece ou não tem consciência que agora vocês são um. E unidade deve andar juntos, em acordo. A preferência e escolha agora sempre em primeiro lugar deve ser e ter a participação do seu parceiro de vida.

Vocês se escolheram para construírem suas vidas e a história juntos, prosperarem e conquistarem juntos. A ideia é “jogar no mesmo time” e não competindo um com outro. Você sabe que aquilo que focamos expande, e o tempo e dedicação que você disponibilizar para seu relacionamento vai determinar o nível de plenitude que você vai atingir e viver nele. 

Aqui o intuito é apenas fazer você refletir na qualidade e a quantidade das amizades e interações sociais. Avaliar a profundidade, a intimidade, a confiança e a maturidade dos relacionamentos sociais, se eles agregam ou te afastam do seu casamento. Avalie o quanto suas amizades são positivas ou negativas para sua vida e seu casamento. São amizades profundas e maduras? De fato, valiosas. 

Estes seus amigos são verdadeiros, cuja presença é de fato positiva na vida em unidade de vocês agora? O maior número de amigos que você possui são solteiros ou casados? Se solteiras, elas agregam ou te afastam do teu casamento? Existe intimidade e verdadeira confiança nessas amizades? Qual o nível de importância você coloca nelas? E no seu casamento? Por acaso, você tem valorizado e colocado suas amizades a frente do seu casamento?

Você trata seu cônjuge com o mesmo carinho e cordialidade que os amigos? Você recepciona seu cônjuge com o mesmo sorriso e entusiasmo que recebe seus amigos? Como você os trata? Como você recepciona cada um, depois de um dia de trabalho? Se você viesse a sofrer um problema de saúde e tivesse que ficar imobilizado por um tempo, quem seria a pessoa que cuidaria ou estaria com você? 

Você tem sido um bom amigo (a) para com seu cônjuge? Você é canal de benção no seu relacionamento como é para com seus amigos? Quem é o seu melhor amigo ou sua melhor amigo (a)? Não deveria ser seu par? 

A verdade é que precisamos ter amigos, eles são importantes na nossa vida sim, amigos positivos. No entanto, seu melhor amigo (a) deve ser essa pessoa que está aí do seu lado. A prioridade, atenção e amor deve ser a ela em primeiro lugar. Essa que talvez um dia você fez até loucuras para conquistar e que você só enxergava qualidades. 

Há amigos mais chegado que um irmão, que esse seu amigo (a) seja seu cônjuge. Quer sucesso no casamento fortaleça a amizade com seu cônjuge. @conterattolu 

  • 121
    Shares

Sobre o autor | Website

Com especialidade em Restauração de Relacionamentos, utilizando o amor da Psicanálise, (cura pelo amor), mais as poderosas ferramentas do Coaching Integral Sistêmico, também técnicas de PNL e Perfil Comportamental, desenvolvi um processo poderoso para restaurar, fortalecer, unir e gerar cumplicidade no relacionamento. Também programa para sair de estados depressivos, apáticos, de vitimização e de baixa autoestima. Desenvolvendo Inteligência Emocional, equilíbrio e uma visão para a vida com otimismo e positividade, transformando você numa pessoa mais proativa e feliz. LUCIANA CONTERATTO Gestora de Recursos Humanos; Psicanalista - Mestrado em Coach Integral Sistêmico; Analista de Perfil Comportamental; PNL;

Deixe o seu Comentário