COMO VENCER AS 21 RAPOSINHAS QUE MATAM O RELACIONAMENTO

A maioria dos casais estão desatentos quanto ao poder de destruição destas raposinhas, se eu fosse você não deixaria de ler este artigo agora mesmo, para começar a proteger seu relacionamento e evitar que ele chegue a um triste fim.

COMO VENCER AS 21 RAPOSINHAS QUE MATAM O RELACIONAMENTO
Compartilhe para seus amigos...

Viver e manter o sucesso no casamento é um dos maiores desafios que enfrentamos na vida, principalmente nos dias atuais. Dependendo da forma como o casal lida com os problemas do dia a dia, o que era para ser um mar de alegrias, acaba se tornando um mar de lágrimas e sofrimento.

Neste artigo você vai identificar a origem das 21 raposinhas que podem estar mastigando as raízes do seu relacionamento, refletir sobre o mal que cada uma delas pode causar, e como afugenta-las para que seu casamento floresça e frutifique.

A maioria das pessoas teme os grandes problemas que podem acontecer em um casamento, como traições, violência física, grandes mentiras, abandonos, etc… Mas é importante, resolver os probleminhas que aos poucos começam a apodrecer as raízes do relacionamento.

O casamento pode ser comparado a uma vinha. Vamos observar Cantares de Salomão, 8:11

“ Teve Salomão uma vinha em Baal-Hamom; entregou-a a uns guardas; e cada um lhe trazia pelo seu fruto mil peças de prata.”

Compreenda que o livro de Cantares foi escrito em linguagem poética e figurativa, o que nos permite usar a imaginação para entender o que o autor realmente queria dizer.

Em Cantares 2.15 diz:

 Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor.

“Uma agricultora cristã, explicou que são necessários muitos anos e às vezes décadas, de muito cuidado e atenção para conseguir uma vinha madura e frutífera. Ela disse que manter animais grandes longe da vinha era mais fácil do que fazer o mesmo com animais menores, que conseguiam ser furtivos. Afirmou que animais menores como raposas, eram muito perigosos, pois costumavam mastigar as raízes das vinhas saudáveis, matando toda a planta e estragando toda a colheita, após anos de investimentos.”

Sabiamente Salomão deu ordens a soldados para guardarem a vinha, pois ele sabia da existência das raposinhas e do prejuízo que elas poderiam causar.

E você, já identificou quais são as raposinhas que estão mastigando as raízes do seu casamento? Pode até ser que seu relacionamento agora esteja muito bom… vocês vão muito bem, mas justamente quando está tudo bem que é preciso posicionar guardas para proteção.

Para te ajudar a identificar as possíveis raposinhas , vou te apresentar onde  elas nascem e como elas começam a destruir aos poucos o seu casamento.

 

De onde surgem estas raposinhas que podem causar o fim do seu relacionamento?

A origem destas raposinhas chama-se: Orgulho Egoísta, que nasce dentro do coração.

Sim o orgulho egoísta costuma se mostrar em pequenas coisas, e é a grande causa da morte de muitas vinhas (casamentos) em todo o mundo.

Agora que você já sabe onde estas raposinhas nascem, vou dar nomes a algumas delas, para que este artigo não fique subjetivo… provavelmente você já sofreu ou sofre com algumas destas raposinhas que danificam o relacionamento:

 

Vamos dar nomes a estas raposinhas

  1. raposinha pontoApelidos desdenhosos: geralmente são ligados a animais grandes… Seu cavalo, sua anta, sua vaca, seu porco… e por ai vai… Revelam um desrespeito enorme e causam frustração.
  2. raposinha pontoLinguagem ofensiva: Quando a comunicação está contaminada com certa ironia irritante. Ex.: Só podia ser você…; Eu te avisei, mas você nunca me ouve, bem feito; Você nunca aprende. Entre outras frases que sempre causam desconforto.
  3. raposinha pontoAmizades sem os devidos limites: Há cônjuges que insistem em manter a vida de solteiro e se recusam de impor limites nas amizades. Outros são tão sem noção que tentam manter até “amizades” com pessoas do sexo oposto.
  4. raposinha pontoPalavras desmotivadoras: Você nunca vai conseguir ser como o marido de fulana; Você não tem jeito; Esquece este sonho, você não tem capacidade pra conseguir isso. Estas e outras palavras desgastam a relação.
  5. raposinha pontoTempo excessivo no celular: Hoje virou febre… a maioria possui celulares com dezenas de funções, e muitos não tem controle sobre o tempo que ficam com os olhos fixados na telinha, mesmo quando estão conversando com o cônjuge o que gera muita irritação.
  6. raposinha pontoSilêncio punitivo; Após um deslize do cônjuge, ou um desentendimento. Muitos estabelecem o amargo chá de silêncio, até que o outro não aguente e peça desculpas. Parece funcionar algumas vezes… mas, acredite, isso vai desgastando o relacionamento.
  7. raposinha pontoGrosseria: No inicio para conquistar muitos escondem a falta de educação, o problema é que só escondem até conquistar. Outros passam a ser grosseiros, para forçar o outro a ceder aos seus desejos.
  8. raposinha pontoIndiferença: É fazer de conta que o outro não existe, é não se importar com os sentimentos do outro. Isso acaba afetando a autoestima do outro, desmotivando a retribuir com amor.
  9. raposinha pontoDesprezo: É tratar o outro com desamor, como se fosse um objeto e não como uma pessoa a quem você fez um compromisso de amar por toda a vida.
  1. raposinha pontoFicar na defensiva: é escutar o cônjuge com 5 pedras na mão. Isso fortalece os desentendimentos.
  2. raposinha pontoCritica: é observar e ressaltar os pontos negativos do cônjuge, com ou sem a intenção de ajuda-lo;
  3. raposinha pontoFalta de elogios: Não reconhecer as boas atitudes, conquistas ou características. Há casais que nunca se elogiam e acabam por se tornar competidores.
  4. raposinha pontoAusência de romance: Todo relacionamento entre marido e mulher para florescer precisa de romance. Um jantar a dois, passear juntos de mãos dadas, beijos demorados, olhar nos olhos, sorrir junto, abraços apertados…
  5. raposinha pontoSolidão: Por incrível que pareça mas, há casamentos tão sem sabor que os cônjuges se sentem sós… pois, não se conhecem mesmo após anos de convivência.
  6. raposinha pontoDesentendimento no uso do dinheiro: Ela gasta demais e ele quer poupar demais ou vice e versa; O dinheiro é meu e ela não precisa saber e vice e versa; Comprar coisas sem combinar.
  7. raposinha pontoInterferências da família: Há familiares inconvenientes que se metem na vida do casal… e querem ditar como o casal deve agir em tudo. Outros que jogam um cônjuge contra o outro.
  8. raposinha pontoEstresse: A vida moderna repleta de correria, engarrafamentos, chefes irritados, pouco dinheiro e muitas contas, filhos rebeldes, muitos compromissos e etc.. Tudo isso provoca um estresse danoso ao casamento.
  9. raposinha pontoDesequilíbrio na vida sexual: O marido quer fazer todo dia, a mulher gostaria de uma vez por semana e com qualidade. Um quer fazer sexo oral o outro não concorda, um quer mais tempo de preliminares o outro já quer consumar o ato. Este desequilíbrio é muito desgastante para a vida conjugal.
  10. raposinha pontoMágoas: Guardar mágoa é o mesmo que tomar um copo de veneno na expectativa que o outro morra. Quem guarda mágoa, não consegue expressar amor e acaba tentando tornar a vida do outro um inferno.
  11. raposinha pontoCulpar: “Você é o culpado do nosso casamento ser um fracasso”. Quem sempre se porta como acusador, procura fugir da responsabilidade que lhe cabe no relacionamento. Agir assim só afasta o outro.
  12. raposinha pontoTentar adivinhar: Principalmente os ciumentos, em vez de procurar entender os fatos em uma conversa honesta, ficam tentando adivinhar imaginando sempre o pior. Isso causa muita frustração, pois não dá direito ao outro de se explicar.

Viu ai a quantidade de raposinhas assassinas do casamento?  Existem muitas outras, se você lembrar de outras, me conte nos comentários.

Está gostando da leitura? então compartilhe, para que seus amigos sejam abençoados.

 

Como você deve agir para eliminar estas raposinhas do seu relacionamento

Agora que você já sabe a origem destas raposas, o nome delas e o prejuízo que elas podem causar ao seu relacionamento, cabe a você e ao seu cônjuge trabalharem juntos para eliminar cada uma delas .

O orgulho egoísta é tão pecaminoso que está na lista de coisas que Deus odeia. Observe os dois versículos abaixo:

Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que ele detesta:
olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, Provérbios 6:16,17

Temer ao Senhor é odiar o mal; odeio o orgulho e a arrogância, o mau comportamento e o falar perverso. Provérbios 8:13

Orgulho, Egoísmo, Arrogância, Olhos Altivos são termos que significam: Atitude prepotente ou de desprezo em relação aos outros, excesso de amor próprio.

Nenhum casamento consegue florescer com sucesso, onde o orgulho egoísta impera.

Por esta razão, em sua grande sabedoria, o rei Salomão, colocou guardas dia e noite, para proteger e cultivar a vinha.

Para ter um casamento de sucesso e manter a felicidade conjugal o casal deve fazer o mesmo.

Vou te apresentar alguns guardas valentes, para você aplica-los na sua vinha e vencer as raposinhas que matam o relacionamento.

 

Oração

Já ouviu a frase “ Casal que ora junto permanece junto”. Ore pelo seu cônjuge e com o seu cônjuge, esta ligação do casal com Deus é primordial.

Medite nos versículos abaixo e perceba a importância do casal orar junto.

“Também vos digo que se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feiro por meu Pai, que está nos céus.” (Mateus 18.19)

“Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou eu no meio deles.” (Mateus 18.20)

Porque eu listei a oração como o primeiro guarda que você precisa urgentemente estabelecer no seu casamento?

Porque o casal que ora junto, está convidando Deus para abençoar e direcionar o casamento. Esta conexão do casal com Deus é transformadora.

Posso garantir, que se você e o seu cônjuge começarem a orar juntos diariamente, a maioria das raposas que ameaçam o sucesso do seu casamento serão eliminadas.

Mas uma dica importante, quando estiver orando com seu cônjuge, não tente passar um sermão, muito menos enumere uma lista de defeitos do cônjuge. Ore agradecendo a Deus pela união e pelos aspectos positivos da relação, peça a Deus para lhes ajudar a superar os desafios da vida.

 

Estudo

Estude bons livros, blogs como este  e  em especial a bíblia sagrada, pois o conhecimento aplicado transforma.

Para te ajudar, vou explicar como você vai vencer a raposa 18. Desequilíbrio na vida sexual, utilizando a bíblia.

Medite em 1 Coríntios 7:3-5, em que Deus diz por intermédio de Paulo:

“O marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido.
A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido. Da mesma forma, o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher.
Não se recusem um ao outro, exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem à oração. Depois, unam-se de novo, para que Satanás não os tente por não terem domínio próprio.”

Muitos casais pecam com relação ao sexo no casamento, e os maiores pecados estão relacionados a não fazer sexo. Sexo é uma dádiva de Deus para o casal. O padrão de Deus para o sexo no casamento é que ele seja livre e regular.

Quem se abstém de fazer sexo com o parceiro, sem um motivo justo, como por exemplo, o de se dedicarem a oração e mesmo assim por mútuo consentimento, está abrindo brechas para o inimigo.

Não desconheço que há certos momentos delicados quando o sexo é inviável devido problemas de saúde e devido o período de resguardo após uma gravidez cesariana. Porém, mesmo neste último caso é possível haver preliminares, onde não há muito esforço.

Infelizmente muitos homens pegam esta passagem bíblica de 1 Coríntios 7 e esfregam na face da esposa, para intimidar a mulher a fazer mais sexo. Porém este não é o caminho inteligente, pois a esposa não ficará nada excitada com esta atitude.

Para resolver este desequilíbrio, é importante que os dois se unam para cumprir o propósito bíblico para o sexo.

O marido precisa conversar mais com a esposa para entender suas necessidades e como ajuda-la a estar mais disposta para o sexo. Isso inclui ajudar nas tarefas domésticas e cuidado com os filhos.

A esposa precisa compreender a necessidade do marido em se satisfazer sexualmente, para fechar as brechas de tentações que o inimigo tem lançado contra o casamento.

Se o desequilíbrio sexual for muito grande e o casal não estiver conseguindo se entender, mesmo se esforçando. Talvez seja o momento de procurar um médico ou psicólogo.

Acabei de te mostrar como o conhecimento bíblico aplicado, pode te ajudar a vencer a raposinha do desequilíbrio sexual do seu casamento. Se as raposas que assolam o seu casamento são outras, basta fazer o mesmo exercício… buscar conhecimento bíblico, livros, blogs como este e aplicar o conhecimento ao seu relacionamento.

 

Humildade

Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido.1 Pedro 5:6

Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos.
Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.
Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,
que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;
mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.
E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Filipenses 2:3-8

Humildade é reconhecer suas limitações e assumir sua responsabilidade sem arrogância, ou seja, é uma bomba que consegue implodir o orgulho egoísta.

Se o nosso Mestre o Senhor Jesus embora sendo Deus, se humilhou, porque nós que somos pó teríamos o direito de sermos orgulhosos e egoístas?

 

Comunicação

Só há saúde no casamento se a comunicação estiver saudável.

“Como maçãs de ouro em esculturas de prata é a palavra falada no tempo certo para ela.” — Pv. 25:11.

Como vai a comunicação no seu casamento? Vocês conseguem ouvir um ao outro? Quais ruídos existem na comunicação de vocês?

Muitos não dão importância para a necessidade de melhorar a comunicação com o cônjuge e acabam ferindo quem deveriam amar.

A Comunicação entre casal não se restringe apenas a verbalização de pensamentos, mas se expande para: Respeito, empatia, sentimento, intenção, compreensão e interação. Há outros fatores, mas se o casal dominar estes já estará desfrutando de  uma ótima comunicação.

Gratidão

Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
1 Tessalonicenses 5:18

Por ultimo, não poderia de mencionar este poderoso guarda para cultivar a vinha que é o seu casamento. Agradecer a Deus por cada detalhe do seu casamento e do seu cônjuge é essencial para construir a felicidade conjugal.
Mesmo que seu cônjuge não seja uma pessoa fácil de lidar… mas seja grato(a), mesmo assim, afinal se ele não tivesse pontos positivos e que te atraem, você não teria se casado, ok?!
O que tenho observado, nestes anos que tenho aconselhado é que a maioria dos cônjuges com problemas no casamento, focam de forma demasiada nos defeitos do outro, ficam completamente cegos em relação as qualidades do parceiro(a).
A gratidão é a percepção de que não merecemos nada, afinal somos pecadores… e cada gota da graça de Deus provoca em nós uma alegria inexplicável.
o que está escrito em Romanos 8:28, é uma verdade poderosa, que desperta em mim uma gratidão enorme, medite neste verso, e comece a estabelecer hoje este poderoso guarda no seu relacionamento, para que ele floresça e frutifique para glória de Deus.

Concluindo

Espero que você tenha entendido a importância de atentar para questões pequenas que surgem no casamento e que se o casal não se unir para resolvê-las, pode destruir anos de investimento.

Acredito que se você se dispôs a ler este artigo, é porque você realmente está comprometido(a) a evitar o fim do seu relacionamento.

Procurei detalhar bem, cada raposinha para que você consiga identificar cada uma, a fim de tomar as medidas certas para proteger o seu casamento.

A missão da minha vida é te ajudar a construir um casamento de sucesso para glória de Deus.

(Visited 3.921 times, 404 visits today)
Compartilhe para seus amigos...

Sobre o autor | Website

O Estevão Souto ajuda casais a construírem um casamento de sucesso, através de ferramentas e materiais fundamentados na bíblia. É muito bem casado com a Jaci Souto, e pai da Pérolla. Palestrante, escritor e blogueiro.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Comentário via Telegram

  2. Rosberg disse:

    Muito bom Estevão!